Envie seu vídeo(11) 97569-1373
domingo 20 de setembro de 2020

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 28 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 20/09/2020
CENTRO MÉDICO CLUBE DS - TOPO
PMMC COVID SAÚDE
PMMC COVID LAR

Concorrência por uma vaga

19 AGO 2016 - 08h00

O DS divulgou ontem reportagem, com base nos números do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sobre a quantidade de candidatos que vão buscar uma vaga na Câmara de Suzano. O número é igual ou maior do que a disputa por muitos cursos acadêmicos da Universidade de São Paulo (USP). Só para se ter uma ideia são 24 candidatos por vaga, o mesmo número para quem quer fazer Direito na USP.

Por exemplo, o número de candidatos por vaga é maior do que para ingressar em Administração e Odontologia na USP, com 10 e 12 candidatos por vaga, respectivamente. Além disso, um curso de Engenharia Elétrica na Universidade Estadual de São Paulo (Unesp) tem em média 19 candidatos por vaga

A reportagem do DS mostrou que Suzano tem 461 candidatos a vereador disputando 19 vagas na Câmara.

O número consta no portal Divulgacand 2016 do TSE. Com a redução do número de cadeiras da Casa de Leis (de 21, nesta legislatura, para 19, em 2017) serão 24 candidatos disputando uma vaga.

As eleições deste ano são municipais com disputa para prefeito e vereadores. É importante que antes de votar, o eleitor possa conhecer um pouco o que faz um vereador.

Enquanto agente político, ele faz parte do Poder Legislativo, sendo eleito por meio de eleições diretas e, dessa forma, escolhido pela população para ser seu representante. Esta noção de representante da sociedade está entre as noções mais caras dentre suas funções, pois as demandas sociais, os interesses da coletividade e dos grupos devem ser objeto de análise dos vereadores e de seus assessores na elaboração de projetos de leis, os quais devem ser submetidos ao voto da assembleia (Câmara). Dessa forma, são responsáveis pela elaboração, discussão e votação de leis para a municipalidade, propondo-se benfeitorias, obras e serviços para o bem-estar da vida da população em geral.

A última eleição, em 2012, em Suzano, foi a que teve maior número. Já em 2008, eram 20 candidatos por vaga. Na época, a cidade tinha 279 candidatos para 14 cadeiras. Na eleição anterior, em 2004, a cidade contabilizou 24 candidatos por vaga.

Recentemente os vereadores da Casa de Leis decidiram reduzir o número de cadeiras em Suzano.

O vereador é político que deve estar mais próximo dos cidadãos, entendendo os problemas da cidade e buscando soluções. O município é onde as pessoas moram, trabalham e se divertem e os vereadores devem entender as demandas das diferentes classes e comunidades existentes na cidade e representá-los politicamente. Os legisladores estão mais próximos da população do que a Prefeitura e, por isso, muitas vezes, servem como canalizadores de denúncias e reclamações para o Poder Público. Então os números que vão disputar uma vaga estão postos. Agora é só escolher.

Leia Também

Últimas Notícias

Ver Últimas Notícias