terça 23 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 23/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Editorial

Conexão pública

13 janeiro 2021 - 05h00
É preciso se conectar. Em País como o Brasil essa interatividade, geralmente, não chega nos locais mais pobres, com a população mais necessitada.
A conexão à internet somente pelo celular é a forma mais comum de navegar na web no Brasil. 
Em 2017, por exemplo, 49% dos lares brasileiros dependiam exclusivamente de um celular para acessar a rede.
As administrações municipais buscam ampliar essa conexão.
Os pontos de wi-fi disponíveis, geralmente, estão espalhados pelas principais praças e podem ser acessados por meio de tablets, smartphones, notebooks ou qualquer outro dispositivo. 
Não há dúvida de que a internet revolucionou a forma de comunicação e relacionamento social. Transformou profundamente o modo como interagimos, seja em nossas famílias ou nos outros grupos sociais que pertencemos. Alterou como vivemos, aprendemos, trabalhamos, consumimos e nos divertimos. A internet trouxe benefícios na utilização das tecnologias com fácil acesso ao conhecimento, na colaboração entre as pessoas e organizações, na inclusão social, e na criação de valores.
No início seu conteúdo era produzido por poucos. Nos últimos anos, isso mudou radicalmente, novas ferramentas foram criadas para facilitar a criação de conteúdo e compartilhar de maneira muito simples, seja por meio de blogs, redes sociais, ou vídeos no YouTube. Essa interação entre os internautas foi muito enriquecedora para a internet, fortalecendo seu campo de penetração em todos os lugares. 
O mundo vê pessoas em todos os cantos do mundo criando blogs ou fotoblogs para manter contatos com seus parentes e amigos mais distantes ou simplesmente compartilhar ideias com o mundo inteiro, sem mais a limitação geográfica de antigamente, podendo simplesmente ser tudo feito de um aparelho celular.
Nesta semana, o DS trouxe reportagem mostrando que Suzano tem previsão de abrir um processo licitatório em 2021 com o objetivo de ampliar o serviço de Internet gratuita via wi-fi em locais públicos no município. 
A ideia é fazer com que escolas e postos de saúde recebem o benefício de forma gradativa.
Até o momento, o "Conecta Suzano" está presente nos seguintes espaços: Parque Municipal Max Feffer, Pronto-Socorro Municipal (OS), Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe), Cineteatro Wilma Bentivegna, Pronto Atendimento (PA) de Palmeiras, Unidade Básica de Saúde Dr. André Cano Garcia - Boa Vista, Velório Municipal e praças João Pessoa, dos Expedicionários, Cidade das Flores e do Jardim Colorado.
O processo foi iniciado no primeiro semestre de 2020. 
O sistema permite que a população conecte seus dispositivos sem precisar usar o pacote de dados das empresas de telefonia móvel, o 4G. Para acessar a internet, o usuário precisa escolher um ponto de wi-fi identificado e colocar os seguintes dados: nome, número do celular e e-mail, além de ter opção de realizar o login através de sua conta no Facebook. 
Uma medida importante para garantir o acesso a todos os suzanenses.