Envie seu vídeo(11) 4745-6900
terça 13 de abril de 2021

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 28 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 11/04/2021

Cultura na pandemia

26 FEV 2021 - 05h00

As consequências econômicas da crise de Covid-19 afetaram a cultura de forma mais severa do que se esperava. A constatação é da Unesco. A agência da ONU analisou as medidas de governos para socorrer o setor em vários países. 
Durante meses de confinamento social, a área de produção musical pode ter perdido mais de US$ 10 bilhões em patrocínio e apoio institucional. O mercado livreiro deve sofrer uma redução de 7,5% por causa da crise. 
A situação do setor cultural nos municípios também foi atingido de forma direta com projetos sendo cancelados e/ou adiados.
Uma pesquisa realizada em todas as regiões do País mostrou que 66% das pessoas têm a intenção de participar de ao menos uma atividade cultural após a flexibilização das medidas de restrição impostas devido à pandemia da Covid-19. No entanto, entre aquelas que pretendem fazer as atividades, 46% ainda não se sente seguro em realizá-las. Os dados são da pesquisa “Hábitos culturais pós pandemia e reabertura das atividades culturais”, realizada em conjunto pelo Itaú Cultural e Datafolha.
A intenção de participar de atividades culturais é maior entre os solteiros (70%), em relação aos casados (61%), e indivíduos sem filhos (73%) na comparação com o grupo dos que se declararam pais (62%). O interesse na retomada da agenda cultural é mais intenso entre as pessoas de 25 a 34 anos (74%) e entre os jovens de 16 a 24 (71%). O índice é menor no segmento de adultos de 35 a 44 anos (61%) e de 45 a 65 anos (60%).
Enquanto isso, as cidades vêm tentando retomar projetos e as atividades culturais - onde estão dezenas de artistas.
Na edição de ontem, o DS trouxe reportagem mostrando que a Secretaria Municipal de Cultura protocolou projetos de Lei do "Sistema Municipal de Cultura" e do "Conselho do Patrimônio Cultural" na Câmara de Vereadores. 
O "Sistema Municipal de Cultura" integra as diretrizes nacionais, sendo a principal ferramenta das políticas públicas de cultura, estabelecendo mecanismos de gestão compartilhada com os demais entes federados e a sociedade civil.
A política municipal de cultura estabelece o papel do poder público municipal na gestão do setor, garantindo os direitos que devem ser assegurados a todos os munícipes e define pressupostos que fundamentam as políticas, programas, projetos e ações formuladas e executadas no campo da cultura pela Prefeitura de Suzano com a participação da sociedade.
Já o projeto do "Conselho Municipal do Patrimônio Cultural", órgão vinculado à Secretaria de Cultura suzanense, tem como objetivo propor políticas e ações de preservação do patrimônio cultural material e imaterial de Suzano. Agregado a ele, há o Fundo Municipal do Patrimônio Cultural (Funpac), que será gerido pelo colegiado e seus recursos serão destinados à preservação, educação e execução dos bens tombados no município.
Os projetos são muito importantes e devem ser colocados em prática à medida em que se consiga atenuar os casos de contaminação da Covid-19.

Leia Também

Últimas Notícias

Ver Últimas Notícias