sexta 19 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 18/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Editorial

Detecta em Suzano

07 novembro 2019 - 23h59
Segurança tem sido um dos temas mais discutidos, uma das áreas mais cobradas no meio da população.
Uma das ferramentas de segurança tem sido implantada em São Paulo. Trata-se do Detecta. 
É um sistema de monitoramento inteligente implantado pelo governo do Estado, composto pelo monitoramento por meio do uso de câmeras, combinado com o maior banco de dados de informações policiais da América Latina, integrando ao sistema os bancos de dados das polícias civil e militar, do Registro Digital de Ocorrências (RDO), Instituto de Identificação (IIRGD), Sistema Operacional da Polícia Militar (SIOPM-190), Sistema de Fotos Criminais (Fotocrim), além de dados de veículos e de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do Detran.
O sistema é inspirado no Domain Awareness System, mecanismo de big data utilizado pela prefeitura de Nova Iorque, o Detecta foi anunciado em 2014 como meio multiplataforma de monitoramento e prevenção ao crime, realizado numa parceria com a Microsoft.
Foi anunciada, também, a expansão em mais que o dobro do sistema de câmeras do Estado. Uma de suas funcionalidades anunciadas é o reconhecimento automático de situações indicativas de potenciais crimes, como uma moto estacionada entre carros num congestionamento. Sua inauguração deu-se em agosto de 2014. 
Os municípios da região também têm reivindicado o sistema Detecta. 
Nesta semana, o DS trouxe reportagem mostrando que tratativas entre Suzano e o governo do Estado para contribuir com a segurança na cidade estão avançadas. Segundo a Secretaria de Segurança Cidadã do município, o Sistema Detecta pode integrar a Central de Segurança Integrada (CSI). 
Os sistemas poderão trabalhar juntos para a identificação de veículos que estejam registrados como furtados, roubados ou que estejam em situação irregular.
A Secretaria de Segurança Pública afirmou que o contrato entre o governo estadual e a Prefeitura está assinado desde o dia 31 de maio deste ano e é válido até 2024.
Quando a Central foi inaugurada, em maio deste ano, o município fazia tratativas para firmar convênio com o Estado para a vinda do Sistema Detecta para Suzano. 
No ano passado, o sistema Detecta ganhou o prêmio Case de Sucesso como a publicação mais votada pela comunidade de Tecnologia da Informação presente no CIO Brasil GOV 2018. O evento, que reúne profissionais de TI do setor público de todo Brasil, ocorreu entre os dias 16 e 20 de maio, em Foz do Iguaçu, Paraná.
Implantado em 2014, o Detecta já auxiliou na interceptação de quase 6 mil veículos, na apreensão de mais de 500 armas de fogo e simulacros e na prisão de 9,6 mil criminosos. Devido aos resultados apresentados, o Detecta recebeu o prêmio da IT4CIO Network Technology durante a edição GOV 2018.