sábado 20 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 20/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Editorial

Doação de sangue

04 junho 2018 - 23h59
Dados da ONU apontam que o Brasil, apesar de coletar o maior volume em termos absolutos na América Latina, doa proporcionalmente menos do que outros países da região, como Argentina, Uruguai ou Cuba.
Quando se analisa a totalidade de doações no continente americano, o País também fica atrás de Estados Unidos e Canadá.
De acordo com o Ministério da Saúde, apenas 1,8% da população brasileira doa sangue, porcentagem superior à taxa recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de 1% da população.
Contudo, um dos objetivos da campanha é sensibilizar novos voluntários e fidelizar doadores antigos. 
Uma das prioridades é manter os estoques de sangue abastecidos. Uma doação pode beneficiar até quatro pessoas.
No País, 3,5 milhões de pessoas realizam transfusões sanguíneas por ano. 
O sangue doado também é essencial para atendimentos de urgência, cirurgias de grande porte e tratamentos de doenças crônicas e cânceres.
Ao todo, o ministério da Saúde já investiu mais de R$ 1 bilhão na rede de sangue e hemoderivados. 
Os recursos foram revertidos na modernização das unidades e qualificação de profissionais e distribuição de medicamentos.
Na semana passada, o DS trouxe reportagem mostrando que a doação de sangue caiu por causa da greve dos caminhoneiros, que provocou crise no abastecimento de combustível.
A queda foi pequena e não comprometeu, a princípio, os estoques do banco. 
O Hemocentro está atendendo em média de 25 a 30 doadores por dia, quantidade suficiente para manter nossos níveis de estoque atualizados. 
O tipo sanguíneo 'O' sempre é o mais solicitado pelo Banco de Sangue, principalmente o tipo 'O' Negativo, considerado universal. 
Esse tipo é muito utilizado em situações emergenciais, já que pode ser infundido em pacientes de qualquer tipo sanguíneo. 
Somente 7% da população possui este tipo sanguíneo, por isso percebe-se a importância de captar doadores com este tipo de sangue.
Para ser doador de sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos e pesar pelo menos 50 quilos. 
No dia da doação, o doador deve estar descansado e não pode ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores. Além disso, é preciso apresentar a carteira de identidade.
Na hora da doação ainda é feito um teste de anemia e verificação do peso e dos sinais vitais. O candidato ainda passa por uma etapa de triagem, onde responde a uma entrevista confidencial, com o objetivo de avaliar se a doação pode trazer riscos para ele ou para o receptor. 
É importante que a população se sensibilize para que assim possa se manter o volume de doadores, garantindo o estoque necessário de sangue.