quinta 25 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 25/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Editorial

Doação de sangue

24 janeiro 2021 - 05h00
A pandemia está prejudicando os bancos de sangue e reduzindo as doações.
Em São Paulo, os estoques do Banco de Sangue da Capital estão em estado crítico. Segundo a instituição, há necessidade, especialmente, dos tipos sanguíneos negativos O, A e B.
Em Suzano, conforme recente reportagem do DS, o Hemocentro municipal vive nova busca por doadores de sangue. A unidade está com o estoque de sangues dos tipos O - e O + praticamente zerado. 
Esses tipos de sangue são os mais utilizados em situações de emergências, por isso a necessidade de manter o estoque abastecido. Atualmente, o estoque com duas unidades da tipagem O + e uma O -. 
Segundo o hemocentro, o estoque está muito baixo. 
É importante a doação. Para realizar o procedimento, o doador precisa ter mais de 18 anos. Caso seja menor de idade, o doador deve comparecer à unidade juntamente com os pais, portando um documento com foto. 
A saúde precisa estar em dia, não estar tomando medicações que possam comprometer a doação, além de pesar acima dos 50kg e ter dormido, no mínimo, 6 horas durante a noite. 
O tipo sanguíneo O negativo é fundamental por ser considerado doador universal, usado em casos de extrema urgência, quando não há tempo para comprovar exames do paciente.
A pandemia do novo coronavírus tem impactado na doação, o que contribuiu para reduzir os estoques. 
Em São Paulo, o banco de sangue, localizado na região do Paraíso, zona sul paulistana, está seguindo os protocolos para evitar a disseminação do novo coronavírus e garantir a segurança dos doadores.
Para fazer a doação é preciso levar um documento de identificação; ter entre 16 e 60 anos; pesar no mínimo 50 quilos; não ter ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas.
Algumas doenças crônicas, como diabetes com necessidade de insulina, e doenças sexualmente transmissíveis podem ser impedimentos à doação. É preciso esperar pelo menos um ano após procedimentos com piercings e tatuagens.
Devido aos protocolos ligados à Covid-19, pessoas que tiveram sintomas gripais devem aguardar pelo menos 30 dias antes de fazer a doação e após viagem ao exterior, 15 dias.
A doação é uma das ações mais nobres que uma pessoa pode fazer em relação a outra. É um ato de demonstração de afeto, amor e, ainda, de maior dignidade à condição humana.