terça 23 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 23/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Editorial

Ecopontos

23 junho 2021 - 05h00

Para evitar a poluição nas ruas, todo entulho de pequenas reformas, demolições e construções de prédios, casas e outros empreendimentos são recebidos em ecopontos.
Evitando problemas ambientais, os ecopontos são ideais para o despejo voluntário de pequenos volumes de entulhos de até 1m³, restos de podas de árvore e objetos como móveis e alguns resíduos recicláveis.
Benéficos para o meio ambiente, colaboram com a coleta seletiva dos municípios e auxiliam na limpeza e na organização urbana. Na edição de ontem, o DS trouxe reportagem mostrando que Suzano acaba de ganhar um ecoponto.
Localizado no Jardim Dona Benta, o espaço fica no número 183 na estrada Takashi Kobata, conta com uma área de mil metros quadrados e já está em funcionamento. 
A estrutura é mais uma conquista para o município nos trabalhos de preservação ambiental e combate ao descarte irregular.
O novo ecoponto do Jardim Dona Benta é destinado para o recebimento de restos de construção civil (entulhos), materiais recicláveis, móveis e equipamentos domésticos, resíduos de poda e jardinagem, óleos de cozinha, pilhas, baterias e latas de tinta vazias. O espaço apenas não acolhe pneus, que podem ser encaminhados ao centro de coleta da Cidade Boa Vista (rua Vitor Miguelino, 553), estrutura com atendimento exclusivo a estes objetos.
Especialistas afirmam a importância desses equipamentos. Os ecopontos são contentores de grande dimensão que servem para fazer a coleta seletiva de lixo de várias naturezas. 
Os contentores têm cores diferentes consoante o tipo de material: o ecoponto amarelo destina-se a embalagens de plástico, metal e embalagens de cartão para bebidas; o azul serve para depositar papel e cartão; o verde é para o vidro e o vermelho, de menor dimensão, designado por "pilhão", serve exclusivamente para o descarte de pilhas.
No caso de Suzano, o investimento estimado é de R$ 130 mil. A construção é resultado de uma parceria da prefeitura com a empresa MRV Engenharia, responsável pela construção de apartamentos na cidade. As obras tiveram início em janeiro, com preparação do terreno, cercamento, implantação de grama e a construção da estrutura adequada para receber os materiais diversos. Além da obra, a empresa ainda doou equipamentos, como uma caçamba grande e cinco pequenas para contribuir com a capacidade de coleta do espaço, assim como placas de identificação.
Portanto, os Ecopontos são locais de entrega voluntária de pequenos volumes de entulho (até 1 m³), grandes objetos (móveis, poda de árvores etc.) e resíduos recicláveis. 
Nos Ecopontos, o munícipe poderá dispor o material gratuitamente em caçambas distintas para cada tipo de resíduo. Na Capital, a Prefeitura de São Paulo pretende aumentar o número de unidades. O importante é ser consciente e não deixar entulho jogado na rua.