terça 16 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 16/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Editorial

Estrada dos Fernandes

18 junho 2021 - 05h00

As melhorias de estradas são sempre reivindicações da população. O desafio de melhorar as vias cresce à medida em que o investimento em manutenção não é suficiente.
Na edição de ontem, o DS trouxe reportagem mostrando que Suzano firmou convênio com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) para realizar o recapeamento da Estrada dos Fernandes, que cruza diversos bairros da cidade e liga o município a Ribeirão Pires. 
Um anúncio importante porque a Estrada dos Fernandes recebe uma grande qualidade de veículos durante o dia. 
A confirmação da obra havia sido feita em maio pelo Governo do Estado, que ainda prevê a revitalização de outras estradas vicinais da cidade. Esta foi a última etapa documental para dar início ao processo licitatório.
A Estrada dos Fernandes receberá uma recuperação funcional completa em toda a sua extensão, que compreende 12,8 quilômetros, com um investimento previsto em R$ 10.762.144,73. A expectativa é que, em breve, o DER dê início às publicações do processo licitatório, de forma a selecionar a empresa que prestará o serviço e começar as obras no local, de acordo com cronograma estipulado pelo órgão.
O estado de conservação das estradas pode impactar diretamente no custo do transporte e na qualidade do produto transportado. Trechos de estradas ruins acabam por causar danos aos veículos, e às vezes até impossibilitam o tráfego, ocasionando a utilização de rotas mais longas e maiores consumos de combustível.
A conquista da manutenção, na Estrada dos Fernandes, é resultado de anos de reuniões da administração municipal com o DER e o Governo do Estado. Com o apoio dos deputados estaduais André do Prado (PL) e Estevam Galvão de Oliveira (DEM), a Prefeitura vem dialogando com o órgão sobre as estradas vicinais desde 2017. A partir dali, as reivindicações passaram por análise, houve revisão dos projetos técnicos, vistorias nos locais e demais procedimentos, até que as solicitações foram aprovadas este ano, com a confirmação do aporte financeiro.
Muitas das estradas nas quais viajamos dia a dia apresentam asfalto em péssimas condições, o que pode causar pior aderência e aumentar a distância de frenagem. É compreensível que o investimento em tempos de crise seja reduzido para a construção de novas construções, mas não é aconselhável negligenciar o estado de uma estrada existente que os motoristas usam todos os dias.
Em anúncio feito em maio durante um evento no Palácio dos Bandeirantes, o governador João Doria (PSDB) ainda confirmou a recuperação de mais vias do município. Após a Estrada dos Fernandes, os trabalhos deverão seguir para a estrada de Santa Mônica, que interliga o município com Poá. Esta nova etapa contemplará cerca de 1,6 quilômetros de via. A medida faz parte do programa “Novas Estradas Vicinais”, realizado pelo governo do Estado.