terça 23 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 23/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Editorial

Fase emergencial

12 março 2021 - 05h00
Com falta de leitos de UTI, avanço dos casos de contaminação e óbitos, o governo do Estado decidiu adotar novas medidas de restrições. Vão atingir todo o Alto Tietê na tentativa de conter o avanço da doença.
Ontem, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), determinou que todo o Estado estará em "fase emergencial" entre a próxima segunda-feira, 15, e 30 de março. 
Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, a nova classificação prevê restrições a 14 atividades, o que deve restringir a circulação de 4 milhões de pessoas diariamente. Estará vetado o funcionamento presencial de lojas de construção, celebrações religiosas, atividades esportivas coletivas e serviços de retirada de compras (“take away”). Além disso, o home office será obrigatório em atividades administrativas "não essenciais" de órgãos públicos e escritórios. Também foi determinado um toque de recolher entre as 20 e as 5 horas, diariamente, com blitze de orientação, mas não há previsão de multas para pedestres que circularem na rua (com exceção daqueles que não utilizam máscaras ou promovem aglomerações).
À medida em que os casos vão aumentando algo terá de ser feito. É importante também que o Estado dê condições de subsistência para aqueles que não vão conseguir manter seus empregos.
A situação é, sem dúvida, muita delicada. 
Pelas determinações do Estado, praias e parques deverão ser fechados. Os serviços de drive-thru poderão funcionar apenas entre as 5 e as 20 horas, mas o delivery é permitido em qualquer horário. O objetivo é garantir o isolamento social em um índice de 50%. Também foram recomendados escalonamentos de horário de atividades para reduzir as aglomerações no transporte coletivo. A indicação é que trabalhadores da indústria entrem entre as 5 e as 7 horas, enquanto de serviços das 7 as 9 horas e, por fim, do comércio das 9 as 11 horas.
As escolas estaduais estarão abertas apenas para alimentação e distribuição de materiais e chips mediante agendamento prévio. 
O Estado recomenda a todos os municípios e redes privadas, atividades sejam realizadas aquilo que seja realmente necessário. Além disso, as semanas de recesso de abril e outubro estão antecipadas no Estado e ocorrerão entre 15 e 28 de março. As escolas particulares e municipais terão autonomia para fechar ou não, mas a recomendação é restringir o máximo possível qualquer atividade presencial e aderir à antecipação do recesso.
É importante que as novas restrições possam surtir efeito reduzindo o número de casos e de mortes no Estado e no País.