sábado 20 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 20/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Editorial

Fiscalização no comércio

14 abril 2020 - 23h59
O trabalho de fiscalização das prefeituras no comércio se mantém reforçado. O objetivo é fazer com que a quarentena, determinada pelo governo do Estado até o dia 22 de abril, seja cumprida.
É importante, neste momento, que se evitem as aglomerações. O isolamento social, até agora, tem sido adotado em todo o mundo como uma forma de evitar a propagação da Covid-19.
É bem verdade que a maioria dos setores econômicos vai ser afetada com esta mudança. Mas, no momento, conforme as autoridades de saúde, é uma das única medidas mais eficazes, enquanto não se encontra uma vacina para se proteger contra a doença.
Na edição de ontem, o DS trouxe reportagem mostrando que a Prefeitura de Suzano está reforçando as medidas no comércio com objetivo de manter o maior número possível de lojas fechadas.
Há exceções, conforme o decreto publicado pelo prefeito Rodrigo Ashiuchi (PL).
Com as medidas de distanciamento social instituídas pelo governo do Estado e reforçadas pela Prefeitura de Suzano para conter o avanço do número de casos do novo coronavírus (Covid-19), autoridades locais estão atuando diariamente nas ruas para resguardar a saúde da população. 
A reportagem mostrou que em menos de um mês da quarentena, o Setor de Fiscalização de Posturas e a Guarda Civil Municipal (GCM) da cidade realizaram ações conjuntas em mais de 300 estabelecimentos comerciais.
Esse trabalho ocorre tanto na região central quanto nos distrito do Boa Vista e de Palmeiras, inclusive com auxílio da tecnologia. As equipes verificam as condições e as documentações dos locais e dão orientações sobre higienização, espaçamento entre clientes e outras medidas necessárias. 
A apuração tem início na Central de Segurança Integrada (CSI), onde agentes a serviço do município monitoram 78 câmeras espalhadas pela cidade. 
Ao serem detectados estabelecimentos comerciais abertos e que possam contrariar o decreto municipal nº 9.450/2020, por serem de ramos de atividade não considerados essenciais, fiscais e guardas são enviados para averiguação.
Essas ações se somam a outras iniciativas promovidas pela Prefeitura de Suzano junto à comunidade para impedir a propagação do novo coronavírus, como na última quarta-feira (08/04), quando fiscais da Prefeitura de Suzano visitaram agências bancárias, casas lotéricas e postos dos Correios para verificar o cumprimento das determinações específicas para esses locais. 
É importante que o trabalho e ações da Prefeitura, com objetivo de conter o avanço da doença, prossiga. Por outro lado, é fundamental a conscientização e colaboração de todo cidadão neste momento difícil e que requer sacrifício de todos.