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Jornal Diário de Suzano - 24/04/2024
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Editorial

Furto de fios

15 outubro 2020 - 05h00
O DS publicou, nesta semana, reportagem mostrando que a EDP, distribuidora de energia que atende oito cidades do Alto Tietê, registrou 67 casos de roubos de cabeamentos e equipamentos das redes elétricas na região de janeiro a setembro.
Imprescindíveis para que a energia chegue com qualidade a toda a população, as redes de fiação elétrica vêm sendo alvos constantes de episódios de vandalismo para furto de cabos de distribuição. 
Até as redes de energia subterrâneas, alternativa esteticamente mais bonita em relação as redes aéreas situação em muitas cidades, também são os principais alvos dos infratores, pela facilidade de acesso através do solo.
O furto de cabos de cobre para venda no mercado clandestino está se tornando cada vez mais frequente e é um dos principais fatores que provocam a falta de energia para o consumidor.
Na região, segundo a EDP, Suzano registrou o maior número de casos, um total de 51 ocorrências, prejudicando ao todo 56 consumidores. Itaquaquecetuba registrou 6 casos, mas a quantidade de pessoas afetadas foi maior: 836. 
Mogi das Cruzes vem na sequência com 3 casos e 98 pessoas prejudicadas. Poá com 4, Salesópolis com 2 e Biritiba-Mirim com 1 vêm na sequência, atingido um total 4, 9 e 3 pessoas, respectivamente. Guararema não registrou nenhum caso. O total de pessoas prejudicadas em todo o Alto Tietê são de 1.006 pessoas.
A companhia ainda alerta que o ato pode causar graves acidente para quem pratica o ato, além de prejudicar a população, por causar danos ao fornecimento de energia elétrica. Ainda segundo a EDP, o crime pode implicar "em custos não previsto para a reposição de equipamentos e demandam deslocamentos de equipes que normalmente estariam dedicas à manutenção e melhorias básicas da rede aos clientes".
Em casos de furto ou qualquer outro incidente, a EDP informa que a empresa deve ser comunicada pelos seus canais de atendimentos, que é pelo site www.edponline.com.br e pelo telefone 0800 721 0123. Os atendimentos funcionam 24 horas.
É importante que exista um trabalho de fiscalização para evitar que esses furtos sejam, cada vez mais comuns. 
O prejuízo tem sido grande para dezenas de famílias que perdem o benefício da energia elétrica.