Envie seu vídeo(11) 4745-6900
segunda 24 de janeiro de 2022

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 28 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 23/01/2022

Guarulhos e Condemat

05 JAN 2022 - 05h00

Guarulhos é um município da Região Metropolitana de São Paulo. É a segunda cidade mais populosa do Estado, a 13ª com mais habitantes do Brasil e a 53ª mais populosa do continente americano, com 1,3 milhão de habitantes, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para 1º de julho de 2020.
Nesta semana, o prefeito de Guarulhos, Guti, tomou posse como presidente do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat). 
Ou seja, a região passa a ser representada pela segunda maior cidade do Estado.
Com certeza, um fortalecimento para o Alto Tietê que, por meio do Condemat, vem conseguindo reforçar reivindicações das cidades da região.
Ontem, o prefeito Guti destacou as principais ações a serem conduzidas pelo Conselho de Prefeitos em 2022.
Entre as prioridades elencadas pelo novo presidente está a criação da Agência Regional de Desenvolvimento Econômico (Adrat), com o objetivo de promover uma maior relação entre empresários e o poder público, bem como atrair novos investimentos para a região (O DS trouxe reportagem na edição de ontem).
Segundo ele, o consórcio está em tratativa para a criação da agência que não terá custos às prefeituras e será como um braço do Condemat na atração de novos empreendimentos comerciais e industriais e na identificação de demandas das empresas e comércios já instalados na região.
A intenção é divulgar o potencial da região, respeitando as individualidades de cada município, e buscar mais investimentos com vistas à geração de emprego e renda para a população.
Outro ponto importante abordada pelo presidente é a ampliação do consórcio com a integração de novos municípios. 
O consórcio está em tratativas para a participação de novos municípios na composição, o que irá ampliar a representatividade junto às esferas estadual e federal.
Especialistas afirmam que os chamados Consórcios Públicos Intermunicipais passaram a se constituir, sobretudo a partir dos anos 90, em uma importante alternativa aos governos municipais para a oferta de determinados bens e serviços públicos, principalmente na área da saúde. 
Nesse contexto, sobretudo nas regiões mais desenvolvidas, impulsionaram-se significativamente essas experiências.
Portanto, é fundamental que as cidades se fortaleçam e venham atender a população em suas reivindicações. 
O Condemat é uma entidade que representa as cidades e busca ajudar em todas as suas demandas.

Leia Também

Últimas Notícias

Ver Últimas Notícias