Envie seu vídeo(11) 97569-1373
segunda 21 de setembro de 2020

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 28 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 20/09/2020
CENTRO MÉDICO CLUBE DS - TOPO
PMMC COVID SAÚDE

Hospital estadual

05 JUN 2016 - 08h00

O DS trouxe na semana passada reportagem mostrando que as obras do Hospital Estadual de Suzano, anexo ao Hospital das Clínicas (HC), estão em fase de acabamento e deverão ser concluídas até o final deste semestre. A unidade, sob gestão do HC, prestará assistência médico-hospitalar especializada em cuidados aos pacientes de longa permanência. São investidos R$ 31,8 milhões nas obras.

Desde o fechamento de duas unidades hospitalares, em 2010, Suzano vive dificuldades na área de Saúde. A Santa Casa e o Pronto-Socorro (PS) são os dois únicos caminhos para quem precisa de atendimento.

A nova estrutura foi construída em uma área de 5,2 mil m². A unidade terá 120 leitos, inclusive, 12 leitos em hospital-dia, 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) semi-intensiva e três leitos pós-cirúrgicos. Além disso, ganhará um Serviço de Apoio Diagnóstico Terapêutico, onde serão realizados exames como ressonância, tomografia e mamografia.

A discussão sobre saúde no Brasil ganhou muitos rumos, saindo apenas da questão dos atendimentos e ganhando debates referentes aos profissionais de saúde, leitos e condições de trabalho. Os últimos dados divulgados pela Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp), referente ao atendimento no País, indicam que o número de leitos nos hospitais públicos e privados diminuiu de 453.724 para 448.954 (4.770 a menos), entre 2007 e 2012. Atualmente, o Brasil tem 2,3 leitos por mil habitantes, sendo que o padrão estabelecido pela Organização Mundial da Saúde é de 3 a 5.

O debate pode ir mais longe e analisar como, por exemplo, os hospitais administram as UTI’s. Uma Unidade de Tratamento Intensivo requer além de mais espaço físico, mais equipamentos e profissionais especializados. Demandas que crescem ainda mais, levando em consideração que os pacientes, nestes casos, necessitam de longa permanência no leito.

De acordo com o Ministério da Saúde entre 2005 e 2013, o número de leitos de unidade terapia intensiva (UTI) no Brasil passou de 13.245 para 18.085.

A expectativa de um novo hospital em Suzano trará um importante alento para a população, que busca atendimento médico nas unidades da cidade.

Leia Também

Últimas Notícias

Ver Últimas Notícias