Envie seu vídeo(11) 97569-1373
domingo 27 de setembro de 2020

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 28 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 26/09/2020
PMMC COVID SAÚDE
CENTRO MÉDICO CLUBE DS - TOPO
Pmmc Sarampo
ÚNICCO POÁ

Índice educacional

10 SET 2016 - 08h00

Garantir uma educação de qualidade é um dos grandes desafios das três esferas administrativas: União, Estado e municípios.

Ontem, o DS trouxe dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Os números revelaram que as escolas públicas de Suzano a meta do no 4º e 5º anos do Ensino Fundamental foi atingida. Segundo dados divulgados ontem pela Secretaria de Estado de Educação, a meta projetada era de 6. Esta foi exatamente a nota obtida pelos alunos nas provas aplicadas no ano passado.

Com relação ao 8º e 9º anos, a cidade não cumpriu a meta projetada que era de 5,3, já que os estudantes tiveram nota 4,8. A pasta estadual considera escola pública, as unidades de ensino federal, estadual e municipal. Com relação aos últimos anos do Ensino Fundamental, somente a Prefeitura oferece aulas neste nível de ensino.

Nos primeiros anos do Ensino Fundamental – 4º e 5º -, as escolas municipais tiveram melhor desempenho, com nota 6,1. A meta projetada era de 5,7. A cidade melhorou entre 2013 e 2015, já que há três anos os alunos não haviam cumprido a meta, que era de 5,7. Na ocasião, a nota foi de 5,6.

É sempre importante saber como está a qualidade das escolas e do ensino na sua cidade, e em período de eleições municipais ter esse conhecimento é ainda mais necessário. Isto porque, ao obter essas informações, o eleitor conseguirá compreender e avaliar as propostas na área da Educação de cada candidato ou candidata à prefeitura. No Brasil, um dos principais indicadores do ensino é o Ideb.

Embora não seja a única medida da qualidade da Educação, nem um indicador exato, ele pode ser usado como ferramenta para uma escolha mais consciente nas urnas.

O Ideb foi criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão ligado ao Ministério da Educação (MEC). Seu cálculo leva em conta a taxa de rendimento escolar (percentuais de alunos aprovados, reprovados ou que abandonaram a escola), coletadas por meio do Censo Escolar, e as médias de desempenho em língua portuguesa e matemática nos exames de larga escala aplicados pelo Inep – a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc), mais conhecida como Prova Brasil, aplicada a alunos do 5° e 9° anos do Ensino Fundamental e que gera dados por escola, e a Avaliação Nacional da Educação Básica (Aneb), que é amostral e aplicada a alunos do 3° ano do Ensino Médio, e que gera informações apenas para redes de ensino em nível estadual. Por tudo isso, é importante garantir o melhor atendido mento o setor.

Leia Também

Últimas Notícias

Ver Últimas Notícias