quinta 25 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 25/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Editorial

Indústrias em Suzano?

04 setembro 2019 - 23h59
A instalação de indústrias em qualquer cidade do País pode trazer muitos benefícios. Entre eles está a geração de empregos. Além disso, a economia pode melhorar de forma significativa.
Contudo, para atrair indústrias para a cidade, é importante que se tenha uma ótima infraestrutura, principalmente na logística de transportes.
Por isso, quanto mais rápidos e baratos forem os sistemas de escoamento de produção das empresas, maiores serão os lucros. Desta forma, muitas indústrias levam em conta aqueles lugares que apresentam modais de transporte e logística articulados e eficientes. Sendo assim, muitos governos em suas mais diversas esferas investem nessas estruturas para atender o maior número possível de empresas, investindo em viadutos, rodovias amplas, ferrovias, hidrovias e no aperfeiçoamento desses e outros modais.
Ontem, o DS trouxe reportagem mostrando que Suzano pode ter nos próximos dias o anúncio da construção e/ou criação de novas indústrias e redes hoteleiras. A informação é da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego de Suzano. Na prática, a questão é tratada com confidencialidade. A Prefeitura não divulgou quais serão os setores, tampouco a quantidade de indústrias que demonstraram interesse em iniciar atividades na cidade. 
A possibilidade de novas indústrias começarem a ser construídas é considerada animadora. Em nota, a assessoria do município revelou que a pasta de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego tem conversas abertas com a iniciativa privada. "Algumas empresas têm procurado a Prefeitura (de Suzano) mesmo neste momento de economia pouco aquecida", informou.
Para atrair ainda mais o setor privado, em especial para definir o município como o escolhido, a pasta realizou levantamento de possíveis áreas para a implantação dessas indústrias. Houve, por exemplo, diálogos com o Governo do Estado, por meio do Investe SP e Desenvolve SP, para a criação de incentivos.
Outro importante interesse, que pode fomentar o turismo da cidade, é relativo ao interesse de redes hoteleiras. A Prefeitura disse que "algumas já apresentaram interesse em serem implantadas na cidade". Os nomes, porém, não foram divulgados. 
O governo suzanense, gestão Rodrigo Ashiuchi (PL), avalia que o investimento na cidade é importante. "Uma das grandes características da pasta, inclusive, é diversificar a atuação em vários setores da economiza (apoio ao setor industrial, de serviços e comercial, assim como o setor primário, de agricultura)".
Para se ter ideia, a cidade lançou ontem o projeto 'Suzano Tem', que busca estimular agentes economicamente ativos de Suzano para consumir na própria cidade, por meio da busca por fornecedores, produtos e serviços no próprio município.