Envie seu vídeo(11) 97569-1373
quinta 22 de outubro de 2020

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 28 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 22/10/2020
CENTRO MÉDICO CLUBE DS - TOPO
ÚNICCO POÁ
Pmmc Sarampo Outubro
PMMC MULTI 2020
PMMC OUT ROSA

INSS

20 SET 2020 - 05h00
O pedido de abertura da agência do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) continua sendo um dos principais clamores de segurados da cidade.
O prédio, em Suzano, está fechado. Nesta semana, o DS trouxe reportagem mostrando que mesmo com a retomada parcial do atendimento presencial em 119 agências no Estado, a agência de Suzano segue fechada. 
Na região, apenas a unidade de Mogi das Cruzes reabriu.
O DS esteve na agência de Suzano e constatou que as portas permanecem fechadas. 
Algumas pessoas circulavam pelo lado de fora e uma caixa foi colocada do lado de dentro do portão, para que segurados colocassem documentos.
Por conta disso, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Suzano enviou um ofício ao INSS, solicitando esclarecimentos sobre as providências que estão sendo tomadas pelo instituto, para que a agência seja reaberta o quanto antes.
A Comissão Previdenciária da OAB de Suzano repudia a não reabertura de todas as agências do INSS. 
Peritos informaram que algumas agências não têm condições para retorno e que, por isso, a unidade de Suzano segue fechada até que faça a adequação. 
Em nota, o INSS informou que a unidade não possui funcionários fora do grupo de risco em quantidade suficiente para o retorno gradual e seguro.
A comissão também criticou a demora por parte do instituto para adaptar a agência da cidade – algo que tem prejudicado os segurados, conforme a presidente já havia adiantado em outras oportunidades. 
O INSS teve praticamente seis meses para adequar a agência para receber a população de acordo com as regras sanitárias.
O INSS recebe as contribuições para a manutenção do Regime Geral da Previdência Social, responsável pelo pagamento de aposentadorias, salário-maternidade, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente, auxílio-reclusão e outros benefícios. 
Além do regime geral, os estados e municípios podem instituir os seus regimes próprios financiados por contribuições específicas.
Na semana passada, desinformação com a situação ocorreu. Muitos segurados foram às agências para realizar perícias médicas, sendo que ainda não era possível fazer este serviço. No momento, as unidades que estão abertas realizam apenas serviços de avaliação social, cumprimento de exigências, justificação administrativa e reabilitação profissional – todos por agendamento.
É importante destacar que somente alguns serviços retornaram, e a perícia médica não é um deles.

Leia Também

Últimas Notícias

Ver Últimas Notícias