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Jornal Diário de Suzano - 24/06/2018
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Lucro com a Copa do Mundo

13 JUN 2018 - 23h59
A Copa do Mundo se inicia hoje na Rússia. É o maior evento esportivo realizado a cada quatro anos.
Apesar de o evento não ser no Brasil deve movimentar a economia. Só para se ter uma ideia, uma pesquisa realizada nas capitais brasileiras pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) projeta que cerca de 60 milhões de consumidores brasileiros devem gastar com produtos ou serviços relacionados à Copa do Mundo. Apenas 25% dos entrevistados na pesquisa não devem consumir produtos ligados ao Mundial. Segundo o estudo, os jogos da Copa devem movimentar cerca de R$ 20,3 bilhões nos setores de comércio e serviços em todo o País. As informações foram divulgadas no site da Agência Brasil (www.agenciabrasil.gov.br).
Evidente que a movimentação financeira não ficará restrita apenas às capitais. Cidades, como as existentes no Alto Tietê, devem ter garantidas seus lucros com vendas de produtos da Copa: camisetas, broches, vestuário, entre outros.
A pesquisa, divulgada ontem, ouviu 1.061 consumidores de ambos os gêneros, de todas as classes sociais, acima de 18 anos e em todas as capitais para detectar o percentual de quem vai assistir e acompanhar a Copa do Mundo. Depois, a pesquisa se aprofundou a partir de 843 entrevistados que pretendem acompanhar ao evento. Os entrevistados poderiam optar por mais de uma resposta.
Segundo a projeção, o foco da maior parcela de gastos está ligado ao consumo de alimentos e bebidas para o acompanhamento das partidas nas próprias residências dos torcedores, como tira-gostos (56%), pipocas (37%), salgados (39%), cerveja (74%), refrigerantes (72%), água (69%) e itens para churrasco (49%). Esses gastos representam 91% dos entrevistados.
Outros serviços que serão fonte de gasto dos torcedores na Copa serão as idas em bares e restaurantes para assistir as transmissões da Copa – um total de 62% dos entrevistados. As compras de adereços, decoração e acessórios representam, respectivamente, 61%, 54% e 48% do foco de consumo, segundo o levantamento realizado. A pesquisa indica ainda que 46% dos consumidores participarão de bolões, 38% irão adquirir serviços de internet para smartphone e 21% pretendem contratar pacotes de TV.
Em 17% dos casos, a empresa onde o entrevistado trabalha pretende liberar os funcionários durante os jogos da seleção brasileira. Aliás, o DS vem mostrando como vão ficar os serviços essenciais na região nas últimas semanas.
Os trabalhadores que garantem ter um horário flexível de trabalho ou que irão fazer uma pausa no expediente durante as partidas, ambos representam a parcela de 14%. Apenas 6% disseram que os funcionários irão trabalhar regularmente e sem pausa durante as partidas.

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