Envie seu vídeo(11) 97569-1373
quarta 23 de setembro de 2020

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 28 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 23/09/2020
CENTRO MÉDICO CLUBE DS - TOPO
PMMC COVID SAÚDE

Mais filiações

12 ABR 2016 - 08h00

O DS trouxe, na edição de domingo, reportagem mostrando aumento no número de filiados em partidos políticos em quatro anos. Em uma das vertentes analisadas pode-se afirmar um interesse maior pela política com um número maior de pessoas interessadas em fazer parte de uma sigla partidária.

Mas outra explicação se dá no fato do aumento do número de partidos políticos no País, que já passa de 30.

O número, talvez, só não é maior porque a crise de representatividade na política existe. Com os novos casos de corrupção, o descrédito em fazer parte de uma sigla partidária aumenta.

Independentemente do porquê, na atual conjuntura da política brasileira, torna-se uma necessidade daqueles, que mais do que confiar em seus representantes, gostariam de participar mais ativamente na discussão dos seus direitos e melhorias para o seu município, Estado ou país, optando pela ideologia que melhor lhe convêm.

Ela é um ato muito simples: basta que eleitor busque a sede ou o diretório do partido de sua preferência, com o título de eleitor, e preencha sua ficha de filiação, que posteriormente será deferida pelo partido, observadas as regras estatutárias. Ao final, a filiação é comunicada pelo diretório à Justiça Eleitoral.

A reportagem do DS mostrou que atualmente, Suzano registra 29.327 filiados, tendo em vista que nas eleições passadas eram 27.360. Ou seja, a cidade ganhou 1.967 filiados. Os dados são referentes ao levantamento feito pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o qual ainda pode sofrer alteração.

As relações atualizadas de filiados enviadas à Justiça Eleitoral pelos partidos já estão disponíveis no Portal do TSE. O Partido dos Trabalhadores (PT) lidera o ranking com o maior número de filiados a partidos políticos, com 4.214. O PT teve um aumento de 19,51% em adesões, tendo em vista que há quatro anos eram 3.526 filiados.

Seguindo números mais expressivos em adesões está o Partido Democrático Trabalhista (PDT), com 2.589 adesões; seguido do Partido da República (PR) com 2.553; e o Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) com 2.531.

Em geral, a filiação a um partido político é algo que interessa a muitas pessoas. Atualmente, vários são os motivos que leva alguém a se tornar membro de um partido. Há quem busque um ideal maior, lutar pelos direitos do povo e assim por diante.

Leia Também

Últimas Notícias

Ver Últimas Notícias