terça 23 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 23/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Editorial

Mais leitos, mais vacinas!

13 março 2021 - 05h00
O País precisa de mais leitos de UTI e de mais vacinas. Só assim, milhares de mortes poderão ser evitadas.
No Alto Tietê, a procura por mais leitos tem sido intensa. Prefeitos cobram do governo estadual abertura de vagas em hospitais e, algumas medidas têm sido tomadas de forma local.
Foi o caso de Suzano que deverá abrir mais 11 leitos semi-intensivos para atender pacientes com Covid-19. Os leitos vão ser instalados em uma ala no Pronto-Socorro (PS).
A situação é crítica na região. Nesta semana, Suzano e a região do Alto Tietê tiveram uma notícia importante.
A região será contemplada com 90 leitos destinados ao tratamento de pessoas diagnosticadas com o novo coronavírus no Hospital Dr. Arnaldo Pezzuti Cavalcanti, que fica em Jundiapeba, distrito de Mogi das Cruzes, e que está sob gerência do governo estadual. 
O DS publicou reportagem mostrando que, a princípio, 30 leitos, sendo 20 de enfermaria e dez de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), vão ser entregues ainda em março, enquanto outros 60 poderão ser abertos no mês que vem. 
É importante a corrida por mais vacinas e leitos continuar de forma intensa. Não há com “baixar a guarda”, uma vez que a situação no País está complicada com recordes sucessivos de mortes.
Na região, todas as unidades serão entregues ainda em março, acolhendo pedidos do sistema da Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (Cross), priorizando os moradores de Suzano e região.
Já o outro prédio no Hospital Arnaldo Pezzuti terá capacidade para 60 leitos. Inicialmente, eles poderão ser abertos como enfermaria e, com todos os equipamentos instalados, serão ampliados para UTI. As intervenções no setor serão finalizadas após entrega das 30 primeiras vagas. “Ao todo, serão 90 leitos à disposição da região. Importante destacar que teremos a entrega dividida em duas fases, sendo a primeira com 20 de enfermaria e 10 de UTI. A segunda parte será concluída posteriormente, com 60 vagas de enfermaria, das quais metade também poderá ser transformada em UTI, ou seja, mais 30 unidades.
A novidade foi anunciada após uma série de pedidos do Consórcio de Desenvolvimento do Alto Tietê (Condemat) e dos deputados da região, para que haja mais espaços para abrigar infectados pela Covid-19. 
Realmente uma boa notícia em um oceano de informações desfavoráveis marcadas por mais casos de contaminação e mortes.