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Jornal Diário de Suzano - 07/08/2020
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Medidor de energia

25 ABR 2020 - 23h59
O DS trouxe, na semana passada, reportagem mostrando que cerca de 500 mil residências da região podem realizar a autoleitura do medidor de energia elétrica. 
Uma medida interessante e importante para garantir, ao mesmo tempo, a segurança dos funcionários da empresa concessionária e também dos clientes da empresa.
Por outro lado é uma forma bem prática de se realizar o serviço que é essencial e não pode parar.
A reportagem mostrou que o serviço é fornecido pela EDP, nas cidades do Alto Tietê (exceto Arujá e Santa Isabel). A medida já era adotada pela empresa antes mesmo da pandemia do novo coronavírus para localidades onde o leiturista (profissional que realiza a leitura do relógio de consumo de energia) não possuía acesso ao medidor. 
De acordo com a EDP, "atividades de leitura e entrega de faturas de energia elétrica estão acontecendo normalmente na área de concessão em São Paulo." Entretanto, se o consumidor quiser optar pela autoleitura, ele pode fazer essa solicitação por meio do site www.edponline.com.br ou pelo aplicativo EDP Online, no item Informe de Leitura.
Esse método permite que o cliente informe à distribuidora de energia o consumo praticado no mês por meio de uma foto que deve ser enviada através dos canais citados acima. 
Segundo a EDP, "a autoleitura evita que, no caso de impedimento de acesso do leiturista ao medidor de energia, a cobrança seja realizada pela média do consumo praticado nos últimos meses, conforme regra da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel)."
A EDP também informou que outras ações foram tomadas pela empresa como forma de conter a disseminação do Covid-19. 
Desde o dia 23 de março, a empresa não realiza atendimentos presenciais nas agências físicas. 
O serviço não pode parar. As medidas têm de ser tomadas para garantir o trabalho o serviço ao cliente.
Só para se ter uma ideia, todos os atendimentos podem ser feitos pelo site da empresa ou pelo aplicativo. Para aqueles que não têm acesso à internet, o Serviço de Atendimento ao Consumidor continua funcionando no número 0800 721 0123 para clientes do Estado de São Paulo.
A EDP também ressaltou que possui um Comitê de Gestão de Crise do coronavírus, e desenhou um plano estratégico para sua operação, isso já em fevereiro, antes da confirmação do primeiro caso da doença no país. 
Esse comitê se reúne remotamente todos os dias e discute providências contra a propagação do vírus.

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