quarta 24 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 24/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Editorial

Monitoramento e rastreamento

18 dezembro 2021 - 05h00

É preciso dar respostas rápidas à população no monitoramento da pandemia de Covid-19. Logo nos primeiros indícios sobre a chegada da Ômicron ao País, o Ministério da Saúde montou uma sala de situação para monitorar o cenário epidemiológico da variante e avaliar os riscos para a adoção das medidas necessárias. O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, visitou as instalações, conversou com o secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Medeiros, técnicos e autoridades sanitárias sobre as variantes do vírus, em especial a Ômicron.
É preciso, neste momento, reforçar a atuação do Brasil na vigilância e sequenciamento genético do coronavírus. 
A segurança da população brasileira é o Sistema Único de Saúde (SUS). 
É preciso, por outro lado, trabalhar de forma integrada com estados e municípios, conforme afirmou o próprio ministério.
As cidades de todo o País buscam essa parceria. Na edição de ontem, o DS trouxe reportagem mostrando que Suzano, em parceria com o Estado, conta com um sistema de rastreio e de monitoramento de pessoas que chegam de outro País com suspeita de Covid-19 ou que não foram vacinadas. Até o momento, a Secretaria de Saúde descartou ter atendido algum destes casos. Além disso, a pasta informou que não há casos da nova variante Ômicron na cidade.
De acordo com a Secretaria de Saúde de Suzano, quando uma pessoa com suspeita de estar contaminada com o novo coronavírus ou que não foi vacinada contra a doença chega de outro País ao aeroporto e tem Suzano como destino, a pasta é informada a respeito por e-mail pelo Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) III, da Secretaria de Estado da Saúde. A partir disso é feito o rastreio e o monitoramento via contato telefônico. No entanto, até o momento o município não registrou casos em que é necessário a utilização deste sistema.
A reportagem mostrou também que para combater a Covid-19 e as variantes, o secretário de Saúde de Suzano, Pedro Ishi, comentou que a cidade seguirá com as mesmas orientações. 
Em novembro, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou nota técnica em que recomenda ao governo brasileiro medidas de restrição para voos e viajantes procedentes da África do Sul, de Botsuana, de Eswatini, do Lesoto, da Namíbia e do Zimbábue. A decisão foi tomada diante do registro de uma nova variante do Sars-CoV-2 identificada como B.1.1.529.
"De acordo com a Lei 13.979/2020, compete à Anvisa emitir manifestação técnica fundamentada de assessoramento às decisões interministeriais sobre eventuais restrições para ingresso no território brasileiro", informou a agência.