Envie seu vídeo(11) 4745-6900
quarta 10 de agosto de 2022

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 28 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 09/08/2022

Novidades na segurança

11 JAN 2022 - 05h00

O DS trouxe, na semana passada, reportagem mostrando mudanças e reforço na segurança pública.
As novidades foram anunciadas pelo delegado seccional Jair Ortiz no programa DS Entrevista. A principal das novidades é a ampliação do Grupo de Operações Especiais (GOE) da Polícia Civil. 
Ortiz também detalhou o avanço das obras da construção da Delegacia de Suzano e todo o planejamento das delegacias para 2022.
A ideia de ampliar os trabalhos do GOE, segundo Ortiz, tem por objetivo descentralizar as operações feitas em Mogi das Cruzes, onde uma unidade já atua. A expectativa é que novas unidades sejam criadas em Suzano e Itaquaquecetuba, mas com circulação contínua também em Poá e Ferraz de Vasconcelos. 
O anúncio é importante para garantir o reforço no setor com a queda da criminalidade.
A segurança pública é um tema que, de forma praticamente diária, está em pauta na imprensa do Brasil. A sensação de insegurança, somada ao medo, está presente na vida de grande parte da sociedade civil brasileira, principalmente nos grandes centros urbanos. Assim como o acesso à saúde, à educação e à moradia, a garantia de ir e vir com segurança é um direito fundamental previsto pela Constituição Federal de 1988, sendo dever do Estado assegurá-lo.
A segurança é dever do Estado, mas as cidades podem contribuir e reforçar a ação da pasta por meio da Guarda Civil Municipal (GCM) e ainda garantindo a manutenção de ruas e iluminação pública.
A expectativa da delegacia seccional, conforme entrevista do delegado Jair Ortiz, é implantar três unidades do GOE na região, que antes era o Garra. 
Como citado, não só em Mogi das Cruzes, o objetivo também é ter um GOE e policiais circulando juntos em Itaqua, em Poá, Suzano e Ferraz de Vasconcelos.
A medida se faz necessária já que as outras cidades também demonstram diariamente a necessidade de contar com delegacias especializadas, não apenas Mogi.
Outra novidade trazida na reportagem é sobre o projeto para a reforma da Delegacia de Suzano, que está adiantada. 
A nova unidade vai atender especialmente as necessidades da população.
O projeto está em andamento. Quando o prédio foi construído, visava o atendimento de uma população pequena. Hoje a cidade exige um prédio de segurança pública muito maior do que aquele, com muito mais policiais, conforme explicou o delegado.
Atualmente o projeto está em fase de licitação, com a convocação de empresas que querem participar da construção de forma técnica. A unidade é vista como um experimento modelo para outras reformas que deverão ser feitas em outras delegacias da região.
É importante que a segurança seja reforçada para garantir um trabalho de ações com a sociedade.

 

Leia Também

Últimas Notícias

Ver Últimas Notícias