quinta 25 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 25/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Editorial

Novos protocolos

14 fevereiro 2020 - 23h59
As repartições públicas estão adotando novos protocolos de segurança para prevenção ao coronavírus.
Na edição de ontem, o DS trouxe reportagem mostrando que o Hospital Santa Maria de Suzano adotou uma série de rígidos protocolos para o enfrentamento de eventuais casos do novo coronavírus, que vem preocupando a população e mudando estratégias de profissionais ligados à área da saúde.
É um trabalho que mostra a preocupação com os riscos de contaminação por conta da doença. Apesar de que no Brasil não há casos confirmados.
A reportagem mostrou que todos os colaboradores receberam uma cartilha detalhando o assunto e estabelecendo normas imediatas de conduta. 
Salas de isolamento foram providenciadas, assim como a disponibilidade de máscaras cirúrgicas. Não há motivo para pânico. Mas é preciso tomar precauções.
A preocupação só deve ser mais acentuada se a pessoa foi à China - onde a doença teve origem e se espalhou - ou manteve contato com cidadãos daquele País, em cujas estatísticas apontam mais de 43 mil casos relatados com aproximadamente mil óbitos.
Outras unidades hospitalares devem tomar as mesmas medidas para garantir uma segurança maior. 
Só para se ter uma ideia, no Brasil, cerca de 40 suspeitas foram analisadas sem confirmação. Os principais sintomas são parecidos com os de uma gripe, com febre, dores no corpo e dificuldade para respirar - a letalidade da doença é considerada baixa, em torno de 2%.
No Hospital Santa Maria, a equipe multidisciplinar também é muito profissional. 
Enquanto isso, é importante seguir recomendações: evitar aglomerações e utilizar métodos higiênicos ao tossir e espirrar, mantendo sempre as mãos limpas. 
Pesquisas científicas, sobretudo na China, começaram a ser desenvolvidas para combater a doença.
O foco no novo coronavírus não pode tirar a luz sobre outras doenças como a dengue e leptospirose, ainda mais nesta época do ano de chuvas frequentes e acúmulo de água parada. 
É importante que as autoridades da saúde -, sejam elas municipais, estaduais ou fedral - garantam um pleno trabalho de conscientização e prevenção para manter zerado os casos no País.