sexta 19 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 19/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Editorial

O combate às festas clandestinas

27 março 2021 - 05h00
Evitar aglomerações e festas clandestinas são desafios das prefeituras por meio dos setores de fiscalização.
O momento exige que o distanciamento seja eficaz para evitar a propagação do vírus.
O número grande de pessoas num mesmo espaço é extremamente perigoso. O mundo está preocupado com as novas variantes. Elas têm um poder de transmissão muito grande. A aglomeração é perigosa, ainda mais sem máscaras. O risco é altíssimo de que o vírus possa se propagar.
O problema é que as festas clandestinas e as aglomerações continuam acontecendo.
Na edição de ontem, o DS trouxe reportagem mostrando que a Guarda Civil Municipal (GCM) de Suzano e o Departamento de Fiscalização de Posturas interditaram uma chácara no bairro do Raffo. O espaço havia sido alugado por um grupo de jovens para promoção de uma festa clandestina. 
Os agentes municipais realizavam fiscalização de rotina na região quando receberam a denúncia de que havia aglomeração e som alto em uma propriedade próxima. 
Eles se direcionaram imediatamente ao local e flagraram 11 pessoas festejando. Com base nas determinações municipais de combate à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), os fiscais lacraram a chácara, dispersaram os indivíduos e notificaram a dona do espaço.
Mas, lamentavelmente, as notícias são inúmeras e se repetem todos os dias: os flagrantes de festas clandestinas onde jovens se aglomeram diariamente. 
No Instagram, os flagrantes são mostrados em fotos e vídeos: o Brasil Fede Covid, perfil do Instagram que denuncia festas e aglomerações no País, expõe também flyers de eventos, não para convidar, mas para alertar do que está acontecendo, sempre marcando na publicação as autoridades. 
No caso de Suzano, o trabalho conjunto com o setor municipal de fiscalização tem se intensificado para garantir que as medidas restritivas contra a propagação da Covid-19 sejam respeitadas. Ela reforçou que além de monitorar constantemente o funcionamento de comércios e possíveis aglomerações, os agentes também realizam operações pela cidade em todo fim de semana visando coibir irregularidades e prezar pela saúde e bem-estar dos suzanenses.
Os agentes de segurança pública fizeram bloqueios por diversos bairros da cidade, como Tabamarajoara, Jardim Colorado, Jardim Imperador, Centro e outras vias de fluxo intenso de veículos. 
Um dos caminhos para reverter esse quadro de aglomerações em festas é a conscientização direcionada aos jovens, apontam especialistas.
É interessante pensar em campanhas que falem a linguagem do adolescentes e do adulto jovem.