Envie seu vídeo(11) 97569-1373
domingo 27 de setembro de 2020

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 28 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 27/09/2020
ÚNICCO POÁ
PMMC COVID SAÚDE
CENTRO MÉDICO CLUBE DS - TOPO
Pmmc Sarampo

O golpe do falso IPVA

07 JAN 2016 - 07h00

Não bastasse toda preocupação dos contribuintes das cidades da região que precisam quitar vários impostos no início deste ano, nesta semana surgiu um grande problema: golpistas encaminhando falsa comunicação sobre o pagamento de Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

O DS traz na edição de hoje, comprovação de que suzanenses receberam documentos falsos. Mas por sorte não fizeram os pagamentos dos falsos carnês.

Eles contam como foram vítimas dessa tentativa de golpe e o que fizeram para evitar maiores problemas.

A Secretaria da Fazenda do Estado alertou aos contribuintes que os canais oficiais para a obtenção de informações sobre o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) são a página do IPVA (www.ipva.fazenda.sp.gov.br) e a rede bancária credenciada.

A entrega de falsos documentos do imposto pode se transformar em caso de polícia.

Quem recebeu e pagou pode registrar um Boletim de Ocorrência para se precaver contra possíveis transtornos futuros.

Mas, é importante que a consulta deve ser realizada nos terminais de autoatendimento, pela internet ou diretamente nas agências, bastando o número do Renavam do veículo.

Importante esclarecer que o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) não é responsável pelo recolhimento do IPVA.

Fisco tomou conhecimento de boatos falsos circulando pela internet (WhatsApp), contribuintes reclamando de receberem boletos também falsos, além da existência de sites que simulam a aparência da página da Secretaria da Fazenda com o objetivo de colher as informações do proprietário para outra finalidade. A prática, conhecida como Phishing, é uma tentativa de fraude eletrônica caracterizada para adquirir senhas, dados financeiros, número de cartões de crédito e outros dados pessoais.

É importante que as pessoas sejam precavidas para evitar cair no golpe. As autoridades, por outro lado, devem ficar atentas para evitar que novos golpes sejam aplicados.

Mas é sempre importante ficar atento.

Leia Também

Últimas Notícias

Ver Últimas Notícias