A agricultura é a união de técnicas aplicadas no solo para o cultivo de vegetais destinados à alimentação humana e animal, produção de matérias-primas e ornamentação.
Em Suzano, a produção rural de hortaliças e frutas é destaque. A cidade faz parte do Cinturão Verde do Estado e garante uma produção considerável todos os anos.
A agricultura é uma atividade produtiva de grande importância para o homem, pois é a partir dela que temos o nosso sustento. Existem três fatores ligados à produção agrícola: o físico, como o solo e o clima; o fator humano, que corresponde à mão de obra em seu desenvolvimento; e o fator econômico, que se refere ao valor da terra e o nível de tecnologias aplicadas na produção.
Dentre os fatores naturais, sem dúvida, o clima é o que exerce maior influência no desenvolvimento da agricultura. Caso a chuva atrase, por exemplo, a lavoura fica comprometida; se chover excessivamente, a mesma também será prejudicada.
E é isso que tem ocorrido nos últimos dias. A forte chuva e com muita intensidade tem causado temor aos agricultores da cidade.
Outro elemento natural indispensável para a agricultura é o solo. Esse é um recurso mineral renovável essencial para os vegetais, uma vez que é nele que a planta se desenvolve e retira nutriente e água para a germinação, crescimento e produção de frutos.
O fator humano está ligado diretamente com a força de trabalho empregada no plantio, nos cuidados e na colheita. Desta forma, é possível verificar o tipo de mão de obra aplicada, a quantidade, a qualificação e também as relações de trabalho estabelecidas entre o empregado e o empregador, as quais são determinadas pelo nível tecnológico inserido na produção.
Com relação à chuva, o DS traz na edição de hoje, os problemas que os produtores têm enfrentado por conta dos temporais. As chuvas castigam as plantações e prejudicam o “produto final”: o plantio.
O DS ouviu produtores rurais, que estão preocupados com a situação. É preciso, nesse momento, buscar alternativas.