terça 23 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 23/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Editorial

Ocorrências com pipas

07 novembro 2020 - 05h00
O DS trouxe reportagem na edição de ontem mostrando os prejuízos causados por pipas na rede elétrica. 
A falta de energia em muitos bairros também ocorre por conta dessa atividade.
Segundo a EDP, o volume significativo nas ocorrências relacionadas à pipas na rede elétrica da região vem impactando o fornecimento de energia local. 
Entre março e outubro, período que coincide com a recomendação das autoridades para o isolamento social, como prevenção ao contágio pela Covid-19, foi registrado somente em Suzano elevação de 43% na quantidade de ocorrências relacionadas a pipa na rede elétrica, comparando ao mesmo período do ano anterior.
Foram 585 casos atendidos pelas equipes da EDP no período, ante 408 em 2019. Com isso, o impacto à população também foi muito mais significativo, já que mais de 28 mil clientes (casas/comércios/indústrias) tiveram o fornecimento de energia elétrica interrompido.
É importante que seja concretizada uma campanha de conscientização no sentido de evitar esses prejuízos a milhares de moradores que utilizam a rede elétrica da EDP.
O jornal mostrou também na reportagem que neste contexto de pandemia - em que o fornecimento de energia elétrica se torna mais essencial, seja para abastecer unidades de saúde, hospitais e residências que possuem paciente que utilizam equipamentos elétricos essenciais à sobrevivência - o impacto das interrupções é ainda mais preocupante. 
Além disso, a EDP, distribuidora de energia elétrica, fez outro alerta para uma ameaça junto dessas ocorrências: o risco de graves acidentes.
É preciso alerta e ações. A orientação neste contexto de pandemia é buscar outras opções de brincadeiras dentro de casa, preservando a saúde por meio do isolamento social. 
Porém, as famílias podem reforçar com as crianças sobre os cuidados ao empinar pipas – sempre longe da rede elétrica e nunca com cerol ou linha chilena. Estas linhas são cortantes e condutoras de energia.
Portanto o trabalho deve prosseguir garantindo ampla conscientização e fiscalização por parte da concessionária para que se evite prejuízos maiores por conta de pipas na rede elétrica de energia.