terça 23 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 23/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Editorial

Operação ‘Cata-Treco’

17 julho 2021 - 05h00

A Operação ‘Cata-Treco’ é, sem dúvida, muito importante. Disponibiliza o serviço para a população, com a meta de retirar das residências objetos sem uso, como celulares velhos, eletrônicos e eletrodomésticos descartados, computadores, monitores e demais itens que viram entulho nas ruas. 
O objetivo também é muito importante: evitar que materiais sejam descartados de forma indevida em vias públicas, lotes baldios, praças e margens de córregos, gerando inúmeros transtornos como poluição do ambiente.
Nesta semana, o DS trouxe reportagem mostrando o trabalho feito em Suzano. A Operação Cata-Treco está sendo reforçada. Inicia nesta segunda-feira (19) o novo cronograma de coletas pela cidade. Ao longo da próxima semana, 15 bairros de Suzano recebem os caminhões do projeto, que recolhem objetos inservíveis dos moradores. A programação completa está disponível no site oficial da Prefeitura (http://bit.ly/Cata-TrecoSuzano).
O serviço será prestado por duas equipes, que estarão recolhendo os materiais em dois caminhões. O primeiro grupo estará atuando nos bairros Cidade Miguel Badra, Jaguari, Planalto, Sesc e Chácara Miguel Badra. Já o segundo visitará os bairros Vila Fátima, Parque Buenos Aires, Jardim Três Américas, Estância São Luís, Chácara das Hortências, Jardim das Lavras, Jardim das Lavras Mirim, Parque Palmeiras, Parque das Cerejeiras e Jardim Restinga.
Além de otimizar o serviço prestado à população, a operação auxilia quem se preocupa com o meio ambiente e quer se desfazer de objetos difíceis de serem descartados. 
O serviço é gratuito e essencial.
Em Suzano, existe a possibilidade do cronograma previsto das rotas dos caminhões sofrerem alterações. Por isso, a Prefeitura recomenda que os moradores selecionem os materiais que desejam descartar logo nos primeiros dias do cronograma, depositando-os na calçada de suas residências. Assim, a coleta feita pelos agentes de limpeza será bem mais prática à medida que o caminhão avança pelas ruas.
É possível contribuir para a organização dos próximos itinerários indicando locais que precisam de coleta. Para isso, basta participar da consulta pública promovida pela administração municipal, por meio do formulário bit.ly/CTnoBairro, preenchendo os campos com dados pessoais, nome e telefone, indicando o bairro ou local que precise da visita dos caminhões. Com essa iniciativa, a gestão do projeto visa direcionar o serviço para atender às necessidades dos suzanenses nas áreas sugeridas.