quarta 24 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 24/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Editorial

Participação política

17 agosto 2018 - 23h59
Na democracia, o ponto alto da participação do cidadão comum na vida política é a eleição. Mas existem outras maneiras de interferir nas ações do Legislativo e do Executivo além do voto. Ações que vão além do pleito são essenciais para o fortalecimento do regime democrático.
A cobrança dos parlamentares e chefes do Executivo o cumprimento das promessas feitas durante a campanha ou expressar seu descontentamento com alguma atitude deles é também importante. 
Recentemente uma pesquisa mostrou que os militantes dos maiores partidos políticos brasileiros são mais velhos, mais escolarizados e com rendimento superior à média da população. Apesar de suas crenças e atitudes positivas em relação à participação política e às instituições, estão insatisfeitos com a democracia intrapartidária. Os dados são resultado do primeiro levantamento feito com filiados partidários no Brasil e fazem parte do projeto temático “Organização e funcionamento da política representativa no Estado de São Paulo”.
A pesquisa foi realizada no estado de São Paulo com 445 integrantes dos 10 maiores partidos brasileiros, que reúnem cerca de 80% dos filiados no País: DEM, PDT, PMDB, PP, PPS, PR, PSB, PSDB, PT e PTB. Responsáveis pela eleição de 86% dos deputados federais em 2010 e de 72%, quatro anos depois, tais agremiações concentram 2,4 milhões dos 3 milhões de filiados no Estado mais desenvolvido economicamente do País, que conta com 32 milhões de votantes, aproximadamente 20% do eleitorado nacional. 
Nesta semana, o DS publicou reportagem mostrando que em Suzano, pelo menos 31.115 pessoas são filiadas a partidos políticos, segundo levantamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Deste total, 16,2% são filiados ao Partido dos Trabalhadores (PT), que representa a maioria na cidade. 
O grupo é seguidos pelos pedetistas, pertencentes ao Partido Democrático Trabalhista (PDT), com 8,4%. Já os emedebistas têm a terceira maior representatividade, com 7,9% filiados ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Dos 35 partidos políticos existentes no Brasil, 34 têm filiados em Suzano, apenas o Partido da Causa Operária (PCO) não tem representantes no município.
O Partido da República (PR), partido do prefeito suzanense Rodrigo Ashiuchi, é o quarto maior na cidade, com pouco mais de 2,3 mil filiados. 
Já o PSDB, PP, PTB, e DEM têm representatividades que variam de 5,5% a 6,8% no município. 
É importante notar que a participação política nos partidos mostra o interesse de muitos eleitores em fazer parte do processo de eleições por meio de mandatos.