quinta 25 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 25/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Editorial

Poupatempo

16 janeiro 2021 - 05h00
O Poupatempo é um serviço público essencial. Muito eficaz. Em 2018, recebeu aprovação importante.
Naquele ano, a qualidade dos serviços oferecidos pelo Poupatempo alcançou 98,8% de aprovação dos usuários.
Foi resultado de uma pesquisa anual de satisfação realizada pela empresa P2A Gestão em Informação. Os entrevistados elogiaram principalmente o bom atendimento e o respeito ao cidadão. Para 99,5% dos entrevistados, o Programa Poupatempo é "um orgulho para São Paulo".
Foram entrevistados 7.300 cidadãos em todas as unidades do Poupatempo no Estado de São Paulo entre novembro e dezembro de 2018. Para 78,8% dos entrevistados, o serviço foi ótimo e 19,9% disseram que foi bom.
Para os responsáveis pela pesquisa, as respostas mostram que o sistema de agendamento pela internet, aplicativo e atendente virtual melhorou muito o atendimento do Poupatempo nos últimos três anos, tendo como resultados o controle da demanda diária, mais conforto aos cidadãos, otimização de recursos e sensação de agilidade e dinamismo na prestação de serviços públicos.
Nesta semana, o DS trouxe reportagem mostrando que a unidade Suzano realizou mais de 52 mil atendimentos presenciais desde a sua reabertura, em agosto de 2020. 
No momento, apenas serviços que dependem da presença do cidadão como solicitação de RG, transferência interestadual e mudança na característica do veículo, estão sendo executados presencialmente, por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). As informações são da Companhia de Processamento de Dados de São Paulo (Prodesp). 
Em março, as 76 unidades do Poupatempo no Estado tiveram que ser fechadas após o início da pandemia. Os serviços passaram a ser realizados por meio do portal www.poupatempo.sp.gov.br. 
As plataformas digitais da empresa oferecem vários serviços online, como: Carteira Nacional de Habilitação (CNH), carteira de Trabalho, seguro-desemprego, atestado de antecedentes criminais, transferência e licenciamento de veículos, consulta de IPVA, entre outros. Mais de 110 atendimentos podem ser realizados sem sair de casa, seja pelo portal ou através do aplicativo Poupatempo Digital. 
O Alto Tietê conta com três unidades da rede. Em Suzano, o Poupatempo está localizado na Rua Sete de Setembro, 555, Jardim Iraí. Em Mogi das Cruzes, o endereço é a Avenida Vereador Narciso Yague Guimarães, 1000, no Centro Cívico e em Itaquá a unidade fica na Praça Pedro João Álvares, 218, no Centro do Município. É importante que as ações do Poupatempo continuem para garantir o atendimento público.