sábado 20 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 19/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Editorial

Preocupação com as queimadas

18 julho 2018 - 23h59
As ocorrências de queimadas e incêndios florestais preocupam as cidades do Alto Tietê.
Nesta época do ano, infelizmente, é comum por causa de fatores climáticos (ventos e calor) e pelo uso indiscriminado do fogo. 
Uma queimada sem controle pode causar sérios prejuízos à fauna e à flora, reduzindo a cobertura vegetal, diminuindo a fertilidade do solo e comprometendo a qualidade do ar e, consequentemente, a saúde humana, provocando vários tipos de doenças, principalmente respiratórias.
O DS trouxe, na edição de ontem, reportagem com uma constatação preocupante. 
O número de queimadas na região aumentou 238% nos primeiros seis meses deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. De janeiro a junho deste ano, a região registrou 456 queimadas em áreas de matas fechadas. O número é superior ao ano passado, quando foram registrados 135 incêndios. 
As informações fazem parte do levantamento feito pelo 17º Grupamento de Bombeiros de Mogi e Região que atende as cidades de Mogi das Cruzes, Biritiba Mirim, Salesópolis, Guararema, Suzano, Poá, Itaquaquecetuba e Ferraz. Arujá e Santa Isabel não são atendidas por este Corpo de Bombeiros. 
Conhecido por ser o País com o maior número de florestas e sistemas fluviais em um território rico em recursos naturais, conforme especialistas, o Brasil é considerado por muitos cientistas como a nação do futuro. Mas nem todas as estatísticas são satisfatórias, as queimadas, por exemplo, são ameaças frequentes para a sua população, a fauna e a flora.
As queimadas no Brasil são provocadas, principalmente, pelo setor agrícola, na limpeza de terreno, cultivo de plantações ou formação de pastos. As cinzas deixadas pelas queimadas deixam o solo mais produtivo, porém esta situação não é permanente, após a incidência do fogo o solo volta ao estado normal e fica mais suscetível a erosões e pragas. Por isso, as queimadas não possuem nenhum benefício para natureza.
Em Suzano, o clima seco também contribui para as queimadas. Como forma de prevenção, os bombeiros realizam palestras educativas na região para alertar sobre o perigo das queimadas e danos causado pelas mesmas. 
Especialistas afirmam que é inegável que as queimadas no Brasil são nocivas para o meio ambiente em uma situação macro, em que todas as espécies de seres vivos são prejudicadas. 
Fazer com que estas práticas sejam minimizadas ainda é um desafio, visto que envolve a cultura agrícola que ainda é muito forte em alguns locais. É preciso que este setor entenda que as queimadas não trazem benefícios para a agricultura, muito pelo contrário, como vimos, as queimadas geram diversos prejuízos ambientais.