quarta 24 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 24/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Editorial

Procon

06 novembro 2018 - 23h59
O Procon exerce um papel fundamental. Tem como missão principal equilibrar e harmonizar as relações entre consumidores e fornecedores. Tendo por objetivo elaborar e executar a política de proteção e defesa dos consumidores. 
Para tanto, conta com o apoio de um grupo técnico multidisciplinar que desenvolve atividades nas mais diversas áreas de atuação.
A fundação é, sem dúvida, um órgão pioneiro na defesa do consumidor sendo “considerado sinônimo de respeito na proteção dos direitos do cidadão”. 
Os frutos deste trabalho são colhidos a cada passo dado rumo ao equilíbrio e harmonização das relações de consumo.
Em Suzano, o Procon exerce um trabalho eficaz. 
Na edição de ontem, o DS trouxe reportagem com a coordenadora Procon de Suzano, Daniela Itice.
Ela compartilhou dicas importantes para quem pretende aproveitar, por exemplo, os descontos da Black Friday, realizada em todo o comércio no próximo dia 23 de novembro.
Em participação durante o programa DS Entrevista, a representante apontou que o órgão tem fiscalizado e comparado preços do comércio suzanense desde setembro, a fim de evitar fraudes nas promoções da data comemorativa. Neste ano, a instituição já efetuou 3.274 atendimentos, incluindo as orientações Extra Procon, quando não há fornecedor. Já as situações encaminhadas a fornecedores representam quase 80% dos casos, sendo este índice inferior ao verificado no ano passado. 
O foco do Procon nas semanas seguintes será na intensificação das ações da Black Friday. Uma pesquisa com consumidores da cidade indicou que o acompanhamento dos preços ao longo dos meses que antecedem a data era o principal desejo. 
Logo, o órgão passou a verificar de perto as alterações no comércio, a fim de evitar fraudes do tipo 'tudo pela metade do dobro': quando há um aumento repentino no preço de determinado produto, para o valor reduzir ao preço normal durante a Black Friday, não configurando nenhum desconto real ao consumidor. 
O Procon é um órgão importante porque faz cumprir o Código de Defesa do Consumidor, que é uma lei abrangente que trata das relações de consumo em todas as esferas: civil, definindo as responsabilidades e os mecanismos para a reparação de danos causados; administrativa, definindo os mecanismos para o poder público atuar nas relações de consumo; e penal, estabelecendo novos tipos de crimes e as punições.
Portanto, é preciso ficar alerta às orientações do Procon.