Envie seu vídeo(11) 4745-6900
terça 16 de agosto de 2022

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 28 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 16/08/2022
SESC AGOSTO 2022

Prouni

29 JUL 2022 - 05h00

O Programa Universidade para Todos (ProUni) é uma iniciativa do governo brasileiro que oferece bolsas de estudos em faculdades particulares para estudantes de baixa renda que ainda não tenham um diploma de nível superior.
Para muitos, o ProUni é a única oportunidade de fazer uma graduação para um diploma de nível superior e assim poder competir no mercado de trabalho.
O ProUni classifica os candidatos a uma bolsa usando como critério o desempenho dos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Quanto maior a nota do Enem, maiores as chances de conseguir uma bolsa.
Na próxima segunda-feira (1º) começam as inscrições - que vão até o dia 4 de agosto - na edição do segundo semestre de 2022 do Prouni.
Podem participar estudantes interessados em bolsas de estudo parciais, de 50%, ou integrais, de 100%, em diversas universidades privadas, desde que tenham feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e atingido, no mínimo, a média de 450 pontos em cada matéria do exame. Além disso, o estudante não pode ter zerado a prova de redação e nem ter participado como treineiro. Segundo o edital do ProUni, o resultado com a lista dos candidatos pré-selecionados estará disponível na página oficial do Programa e será constituído de duas chamadas sucessivas. A 1ª chamada será no dia 8 de agosto e a 2ª chamada em 22 de agosto de 2022.
Uma das novidades desta edição é que a inscrição deverá ser feita por tipo de modalidade de concorrência, que são: ampla concorrência e ações afirmativas. Com isso haverá ainda uma ordem de prioridade para a classificação dos candidatos inscritos conforme cada modalidade escolhida.
Outra mudança é a ampliação dos critérios de origem escolar do estudante que deseja disputar as bolsas do Prouni. A classificação observará a modalidade de concorrência escolhida pelo estudante em sua inscrição por curso, turno, local de oferta, instituição, e dentro de cada modalidade deverá ser obedecida a ordem decrescente das notas do Enem.
Para participar do processo o candidato deve preencher alguns critérios como as exigências de faixas de renda per capita: até 1,5 salário mínimo, para bolsa integral; e até 3 salários mínimos, para bolsa parcial que representa 50% do valor da mensalidade do curso.
Segundo o Ministério da Educação, a classificação dos estudantes inscritos nos processos seletivos do ProUni considerará as notas obtidas nas duas últimas edições do Enem, imediatamente anteriores ao processo seletivo do ProUni para ingresso em curso de graduação ou sequencial de formação específica.
Enquanto as inscrições estiverem abertas, você pode entrar no sistema quantas vezes quiser para consultar as notas de corte e modificar suas opções de curso, se quiser. A nota de corte é a menor nota possível para conseguir uma vaga do ProUni em determinado curso, turno, faculdade e modalidade de concorrência.

 

Leia Também

Últimas Notícias

Ver Últimas Notícias