sábado 20 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 20/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Editorial

Raio-x pelo Censo do IBGE

19 dezembro 2021 - 05h00

O DS trouxe reportagem, em edição na semana passada, sobre a abertura de vagas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para a realização do Censo Demográfico em 2022.
Um trabalho importante para mostrar o raio-x das cidades, com todas as informações, que podem garantir recursos em diferentes áreas de uma administração pública.
O censo demográfico diz as condições de vida da população de todas as cidades e estados de um País. 
No Brasil ele é feito pelo IBGE e as pessoas que trabalham nesta atividade, os recenseadores, fazem uma pesquisa passando de casa em casa para entender o que está acontecendo com a maioria das pessoas. 
Todos esses dados são disponibilizados ao final do censo. 
Informações muito pessoais não são divulgadas para ninguém.
O Censo é um levantamento estatístico que traz diversos dados populacionais, como por exemplo, socioeconômicos, de modo de vida de uma população e étnicos. 
Se a pessoa sabe quantas pessoas moram em sua cidade e outros dados a respeito da população do País ou do entorno onde mora, pode ter certeza que o Censo foi um dos responsáveis diretos ou indiretos por esses estudos. 
Portanto, Censo é a contagem da população. Parece simples, mas é basicamente contar cada um dos brasileiros, visitando os seus domicílios. 
É trabalhoso, caro e demanda um pequeno exército de recenseadores.
Na prática, os dados colhidos pelos aprovados no concurso IBGE impactam a população do Brasil diretamente.
O levantamento é importante para as discussões relativas à distribuição de impostos federais entre estados e municípios.
Isso porque a divisão depende do tamanho da população.
Verba que reflete na qualidade da saúde, educação, saneamento básico e muito mais.
Dados sobre crescimento ou queda da população também são importantes para discussão das contas da Previdência Social e geração de empregos.
Portanto, a expectativa é muito grande sobre o Censo que trará um novo retrato das cidades com dados mais atualizados, o que pode garantir um novo planejamento político e administrativo para as prefeituras.