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Jornal Diário de Suzano - 19/04/2024
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Editorial

Reclamações da telefonia

08 agosto 2018 - 23h59
A telefonia celular do País tem crescido exponencialmente. É um serviço de extrema importância.
Alguns fatores responsáveis por esse crescimento é a facilidade do crédito para compra de aparelhos smartphones, e com tecnologias muito mais baratas os custos caem tornando o preço de venda mais acessível, também com a competitividade das marcas chinesas que estão adentrando o mercado nacional, forçando uma leve queda nos preços.
Mas se há um serviço que deixa qualquer brasileiro chateado é a telefonia celular, mais especificamente quando precisa utilizar o smartphone para acessar a internet. 
As operadoras brasileiras se esforçam ao máximo para serem obstáculos na inclusão digital e na popularização da internet móvel.
O motivo é simples: são algumas poucas empresas no mercado e óbvio que precisam obter lucro para se sustentarem, não fazem caridade, segundo especialistas. 
Ontem, a Agência Brasil divulgou reportagem mostrando que o número de reclamações registradas no primeiro semestre na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) caiu 15,6% em relação ao mesmo período do ano passado. 
De acordo com os dados divulgados pela agência, de janeiro a junho deste ano foram recebidas 1,49 milhão de reclamações nos canais de atendimento. No ano passado, no mesmo período, foram 1,76 milhão de reclamações.
A telefonia móvel foi o serviço que mais recebeu queixas. Foram 701,5 mil reclamações no semestre, percentual de 46,9% do total. Em seguida, vem a telefonia fixa, que recebeu 22,5% do total de queixas, com 337,1 mil reclamações. Em terceiro, a banda larga fixa recebeu 246,7 mil reclamações, cerca de 16,5% e a TV por assinatura 194,8 mil queixas, aparece em quarto com 13% do total de reclamações 
Segundo a agência, em seis meses, a TV por assinatura registrou queda de 20,4% nas reclamações em relação ao mesmo período de 2017; a telefonia móvel registrou uma redução de 17,5% nas queixas; a telefonia fixa registrou diminuição de 14,6% nas reclamações e a banda larga fixa registrou decréscimo de 8,7% das queixas.
Apesar de investimentos em melhorias, a telefonia móvel brasileira ainda tem muitos gargalos. Segundo a Anatel, em 2014, por exemplo, ao todo, mais de 4 milhões de clientes usaram os canais oficiais para demonstrar insatisfação pelos serviços oferecidos pelas operadoras brasileiras, contra 2,85 milhões de reclamações em 2014. Portanto, é de extrema urgência que o serviço funcione bem garantindo a qualidade que o cliente merece.