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Jornal Diário de Suzano - 22/10/2020
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Reclamações no Procon

29 JUN 2016 - 08h00

O Procon é órgão criado para proteger o consumidor, orientando-o em suas reclamações, informando-o sobre seus direitos, fiscalizando as relações de consumo entre consumidor e fornecedor ou prestador de serviços. Ou seja, está sempre alinhado para que se exerça, em sua total amplitude, a cidadania.

Funciona como auxiliar do Poder Judiciário e seu principal objetivo é tentar solucionar, previamente, demandas entre consumidor e fornecedor ou prestador de serviços, quando inexiste o acordo entre as partes e, assim, direciona a lide para o Juizado Especial Cívil, onde este exerce jurisdição.

Em Suzano, os números são atualizados periodicamente. O DS divulgou ontem os números do órgão em Suzano.

Na cidade foram contabilizadas 2.367 reclamações desde o início do ano até o mês de maio. As empresas de telefonia lideram o Ranking de Reclamações do órgão com queixas sobre pacotes de telefone, internet e TV. Além desse segmento, entre os cinco primeiros lugares da lista estão unidades de serviços financeiros.

Atualmente, o Brasil fica na 62ª posição entre 160 países no nível de desenvolvimento de telefonia, acesso à internet e a outros serviços de telecomunicações, segundo a União Internacional de Telecomunicações (UIT). No relatório 'Medindo a Sociedade da Informação', a UIT coloca o Brasil no grupo dos nove mais dinâmicos em 2012.

O último levantamento, em maio, mostra que 430 atendimentos foram feitos pelo órgão para revolver os problemas da população suzanense com prestadoras de serviços.

Ainda de acordo com a Prefeitura, as áreas que mais receberam reclamações foram as de serviços essenciais, como água, energia elétrica e telefonia; serviços financeiros, como bancos, cartões de crédito e financeiras; e produtos, como celulares e televisores. Se comparado às reclamações recebidas no mesmo período de 2014, quando 3.001 queixas foram registradas, as reclamações diminuíram em 21%.

De acordo com o Ranking de Reclamações do Procon, disponível em http://sistemas.procon.sp.gov.br/rank_estadual/?m=rank_atend, em primeiro lugar com mais reclamações está uma empresa telefônica popular. As reclamações contra ela são por cobrança indevida ou abusiva, falta de atendimento adequado aos clientes e serviço não fornecido.

É importante que o Procon continue divulgando os números de reclamações para que os casos sejam atendidos para o bem do consumidor.

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