terça 23 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 23/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Editorial

Restrições

12 maio 2021 - 05h00
A pandemia ainda é muito preocupante e as medidas de restrições não podem ser esquecidas. 
As ações de segurança sanitária precisam ser tomadas para garantir a redução de casos e, principalmente, zerar o número de mortes.
O governo do Estado vem realizando um trabalho importante que é de acompanhar a situação da Covid por regiões do Estado.
Na edição de ontem, o DS trouxe informação mostrando que Suzano continua na chamada “Fase de Transição” do Plano São Paulo até o próximo dia 23 de maio, conforme anúncio do Governo do Estado, vigente para todo o território paulista.
Só para se ter uma ideia, as mudanças contemplam a ampliação do horário de funcionamento do comércio, que passa a ser das 6 às 21 horas, bem como o aumento da capacidade de ocupação dos estabelecimentos, passando de 25% para 30%.
De acordo com as determinações, a expansão do horário é válida para lojas e serviços gerais, como restaurantes e similares, atividades culturais, academias, salões de beleza e barbearias, além das atividades religiosas. 
Todos os protocolos de higiene e distanciamento social deverão ser rigorosamente cumpridos, incluindo o uso obrigatório de máscaras, a oferta de álcool em gel, o distanciamento mínimo entre os indivíduos e a capacidade máxima de ocupação limitada a 30% do espaço.
É importante lembrar que as orientações fazem parte de uma estratégia de retomada consciente, gradual e segura das atividades econômicas. 
O plano leva em consideração a média da taxa de ocupação de leitos de UTI exclusivas para pacientes com coronavírus (Covid-19), número de novas internações e o número de óbitos.
No início desta semana, de acordo com o último balanço da Secretaria Municipal de Saúde, o índice de leitos ocupados por pacientes da Covid-19 em Suzano é de 22,07%. 
O município conta com o registro de 17.461 casos da doença, sendo que 684 evoluíram para óbito e 13.681 se recuperaram. 
Em relação à campanha de vacinação, a cidade já realizou 65.278 aplicações, sendo 43.326 pessoas contempladas com a primeira dose e 21.952 que já concluíram o ciclo de imunização com a segunda dose.
Os números devem ser atualizados. Mas é evidente que ainda é preciso manter todo o trabalho em torno das restrições para reduzir, cada vez mais, a contaminação que preocupa.
Por outro lado, a população precisa manter-se conscientizada sobre as medidas que devem ser seguidas.
É um trabalho intenso que não pode ser interrompido.