Envie seu vídeo(11) 97569-1373
terça 22 de setembro de 2020

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 28 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 22/09/2020
PMMC COVID SAÚDE
CENTRO MÉDICO CLUBE DS - TOPO

Reurbanização de espaços

26 JUL 2016 - 08h00

A região central é o local onde muitos trabalham e poucos moram. Mas a convivência com sujeira, pichações e propagandas ilegais prejudicam a paisagem da cidade.

A região central hoje é predominantemente de comércio, abandonada à noite na falta de gente suficiente para se apropriar, ou tomar conta, do espaço público.

A degradação de imóveis com o tempo vem aumentando gradualmente o custo de manutenção e adaptação à tecnologias modernas; aluguéis e condomínios altos demais para moradores de baixa renda.

Portanto, a revitalização e povoamento de áreas centrais sempre foi um desafio para as principais metrópoles, e um desejo antigo para as cidades.

As estratégias de planejamento urbano e de revitalização de grandes centros serão alguns dos temas abordados recentemente.

Na semana passado, o DS divulgou que um antigo prédio abandonado poderá ser finalmente revitalizado.

A compra do terreno que abrigou o antigo Supermercado Guaió, na altura do número 1.070, na Rua General Francisco Glicério, foi adquirido por um grupo de empresários suzanenses. A informação foi confirmada pela Associação dos Corretores de Imóveis de Suzano (Acoris).

Ainda são feitas especulações sobre os projetos que podem ser desenvolvidos no local e o preço de venda do imóvel está sob sigilo.

Os imóveis e terrenos localizados na Glicério possuem preços distintos, o que impede de apontar um valor para a área do antigo supermercado.

Em algumas cidades do País, projetos de reurbanização tentam garantir a preservação e maior mobilidade.

No Centro de Belo Horizonte, por exemplo, há um projeto nesse sentido. Suja, entranhada por quarteirões completamente abandonados e repleta de prédios antigos e sucateados, a região que compreende ruas como a da Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo está no foco de grandes projetos de revitalização atrelados ao setor imobiliário.

Muitos exemplos podem ser seguidos. Em Suzano, a área do antigo Supermercado Guaió é bem localizada e poderia abrigar diferentes empreendimentos, entre eles um hipermercado, um condomínio ou um prédio comercial “que além de um empreendimento interessante, poderia trazer um bom retorno aos empresários”.

A expectativa é de que a venda favorecerá o entorno do imóvel que antes era alvo de vandalismo e invasões.

A construção de um centro comercial com várias lojas alavancaria a movimentação desta região e com certeza traria retorno aos empreendedores e comércios vizinhos.

É importante garantir a revitalização e utilização de um espaço degradado há muitos anos e que agora pode melhorar o visual da cidade.

Leia Também

Últimas Notícias

Ver Últimas Notícias