Envie seu vídeo(11) 97569-1373
segunda 26 de outubro de 2020

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 28 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 25/10/2020
SOUZA ARAUJO
PMMC MULTI 2020
PMMC COVID VERDE
CENTRO MÉDICO CLUBE DS - TOPO
Pmmc Sarampo Outubro

Segurança e a GCM

28 JUN 2016 - 08h00

As eleições municipais vão acontecer neste ano e o que se sabe é que a maioria dos eleitores tem elegido a segurança pública como uma das principais preocupações, superando temas que, tradicionalmente, ocupavam este lugar, tais como saúde, educação e pobreza.

Mas será mesmo que a prefeitura possui função na área de segurança pública?

A Constituição Federal, em seu art. 144, estabelece que “a segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos: polícia federal; polícia rodoviária federal; polícia ferroviária federal; polícias civis; polícias militares e corpos de bombeiros militares”.

Mas, os municípios podem contribuir e colaborar diretamente. Uma das ajudas é a elaboração de um Plano Municipal de Segurança Pública, cujas ações podem ser operacionalizadas por uma Secretaria Municipal de Segurança Pública ou, até mesmo, por uma Coordenadoria de Ordem Pública. De maneira geral, a criação de instâncias como essas tem como objetivo viabilizar o planejamento, implementação, monitoramento e avaliação de ações, projetos e programas que tenham como objetivo a prevenção do crime e a redução do sentimento de insegurança no âmbito municipal.

Na edição de domingo, o DS divulgou outra iniciativa importante dos municípios para com a segurança pública. Em Suzano, o reforço do trabalho da Guarda Civil Municipal (GCM) pode ajudar nas ações da polícia.

A principal informação é de que a GCM deve iniciar as atividades com porte de armas de fogo no primeiro semestre de 2017. A previsão é de que a Prefeitura invista R$ 150 mil na aquisição de 20 pistolas e abra concurso para contratar mais 150 guardas.

A primeira equipe da GCM, com cerca de 20 agentes, iniciou o curso 25 dias atrás e realizou as etapas teóricas e práticas de tiro, manuseamento de arma, defesa pessoal, entre várias outras atividades. Agora aguardam a última prova da Polícia Federal para conseguirem o certificado para o uso de armas. A segunda equipe está passando pela primeira etapa teórica.

Será um trabalho interessante, muito importante para contribuir para o setor da segurança pública, muito reivindicado aos políticos em ano de eleições.

Leia Também

Últimas Notícias

Ver Últimas Notícias