quinta 25 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 25/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Editorial

Segurança municipal

15 agosto 2018 - 23h59
A busca por aumentar a segurança pública passa também por reforçar o trabalho das guardas municipais.
Apesar de a Constituição Federal prever que a responsabilidade tem de ser do Estado, os municípios podem contribuir. Seja com as guardas, seja, por meio do reforço na manutenção de ruas e da iluminação pública.
O DS publicou, na edição de ontem, que a Guarda Civil Municipal (GCM) de Suzano está se reforçando.
Nesta semana, apresentou um novo lote de armas que foi doado pela Prefeitura de Campinas na semana passada. 
A parceria vinha se desenhando desde o ano passado e agora foi fechada beneficiando a cidade.
Suzano foi contemplada com 25 revólveres calibre 38, das marcas Taurus e Rossi. Agora, no total, já são 43, já que em maio deste ano haviam sido adquiridas 18 pistolas semiautomáticas calibre 380.
A expectativa é de que os guardas devem utilizar as armas nos próximos meses. Para isso, um decreto está sendo formatado juntamente com o corpo jurídico para normatizar o uso já para os próximos dias. 
Todos os 134 agentes já passaram por treinamento e avaliação psicológica e estão aptos a portarem as armas. Anualmente, integrantes passarão por uma requalificação de 80 horas, que é uma exigência da Polícia Federal. É importante ressaltar ainda que a corporação já possui um armeiro, o GCM Plauto Barbosa de Moraes Júnior, que fará a manutenção das armas.
A iniciativa de armar a GCM vem ao encontro da lei federal nº 13.022/2014. As munições já foram adquiridas e falta ainda a liberação do Exército Brasileiro. Além disso, as armas não letais, como o taser Spark, continuarão sendo utilizadas normalmente.
É importante que a segurança pública na cidade seja reforçada para garantir ainda mais tranquilidade para os moradores da cidade.
Além de reforçar a manutenção, o trabalho de incentivo e reconhecimento do trabalho da guarda - sem interferir nas ações da polícia - são sempre bem-vindas.
Em praticamente todas as pesquisas segurança, educação e saúde aparecem na lista das maiores reivindicações da população.
Neste ano de eleição, aliás, será uma oportunidade os candidatos mostrarem suas propostas.