Envie seu vídeo(11) 97569-1373
sábado 31 de outubro de 2020

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 28 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 31/10/2020
Pmmc Sarampo Outubro
CENTRO MÉDICO CLUBE DS - TOPO
Pms Coronavírus - Fase Verde
PMMC COVID VERDE

Segurança na escola

03 FEV 2016 - 07h00

A preocupação com a vulnerabilidade de crianças e jovens nas escolas sempre tirou o sono de pais e gestores. Seja nas unidades localizadas no que os especialistas chamam de áreas de risco, seja em escolas situadas em bairros considerados seguros, há sempre o temor de furtos, danos ao patrimônio e abordagem dos alunos por traficantes.

Um gestor que quer evitar surpresas pode ter a ideia de colocar grades e cadeados em todas as salas e instalar câmeras de segurança.

Contudo, apesar de essas medidas darem a sensação de proteção e serem importantes em alguns casos, se tomadas isoladamente tornam a escola refém do próprio entorno. Seria preciso tomar medidas mais eficazes, de segurança pública em ambiente escolar, para conseguir coibir as ações de violência contra as instituições de ensino?

Pelo jeito muitas escolas acreditam que essa seja a medida mais direta para combater a a falta de segurança nas unidades escolares.

Na edição de ontem, o DS trouxe reportagem mostrando que a Diretoria de Ensino busca apoio para solicitar o aumento do efetivo policial.

O Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) do Boa Vista se reuniu com a dirigente regional de ensino, Vera Lúcia Miranda, onde foi tratado o assunto.

De acordo com a reportagem, no ano passado ocorreram problemas de furto na Brasílio Machado Neto e neste ano na Unidade Básica de Saúde (UBS) Eduardo Nakamura.

Nesse momento é importante que as escolas busquem realizar um trabalho em conjunto com as comunidades.

Ou seja, quanto mais se aproxima os bairros das unidades educacionais, mais a população se preocupa com o bem estar do prédio público.

A inserção dos jovens em atividades extracurriculares e programas como Amigo da Escola são outras iniciativas que visam minimizar os problemas, entre eles, o uso de drogas. As sugestões, sem dúvida, são importantes. É fundamental que as ações sejam tomadas para trazer tranquilidade aos pais de alunos que mandam seus filhos para as escolas todos os dias. O ambiente deve ser de aprendizado e não de medo.

Leia Também

Últimas Notícias

Ver Últimas Notícias