Envie seu vídeo(11) 4745-6900
terça 13 de abril de 2021

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 28 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 11/04/2021

Servidor em sistema remoto

28 FEV 2021 - 05h00

A necessidade de deixar um grupo de servidores em home office traz preocupação às prefeituras para que os serviços essenciais sejam mantidos de forma eficaz à população.
O DS traz reportagem, na edição de hoje, mostrando que mais de 30% do funcionalismo está em trabalho remoto.
Essa tendência é necessária por causa do avanço da pandemia no País.
Reportagem da Agência Brasil mostrou que o percentual de servidores públicos em trabalho remoto é mais de três vezes a proporção dos empregados no setor privado em 2020. 
Em junho, 24,7% dos trabalhadores do setor público exerciam atividade remota, mas, no setor privado, eram apenas 8%.
Os dados estão no estudo O Teletrabalho no Setor Público e Privado na Pandemia: Potencial Versus Evolução e Desagregação do Efetivo, feito em parceria pelos pesquisadores Geraldo Góes e Felipe Martins, do Ipea, e José Antônio Sena, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que foi divulgado no último dia 5 pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
Conforme estudo, em junho, 3 milhões de pessoas ocupadas no setor público estavam nessa condição, o que representa 200 mil a mais do que em maio. 
Enquanto isso, no setor privado eram 5,7 milhões de pessoas, ou 224 mil a menos que o total estimado para maio. Mesmo na comparação da natureza da atividade, o patamar de pessoas ocupadas e não afastadas em trabalho remoto no setor público é superior aos percentuais do privado, nos setores de serviços, comércio, indústria e agricultura.
Para o Ipea, os resultados evidenciam desigualdade com números gerais de trabalho remoto no país com recortes também por idade, gênero, raça/cor e escolaridade. A maioria das pessoas em teletrabalho tem de 30 a 39 anos, é mulher, predominantemente da cor branca e com nível superior.
O trabalho remoto torna-se necessário, mas é preciso manter também a qualidade dos serviços públicos ao cidadão.
Não há dúvida de que a população quer um serviço público proporcionado pelo Estado que funcione, e para isso exige servidores dedicados e preparados para fazerem o melhor com o objetivo de atenderem às suas necessidades.
A prestação do serviço público é das mais importantes atividades de uma comunidade, de uma sociedade ou de uma nação. Nenhum País, estado ou município funciona sem seu quadro de servidores públicos, responsáveis pelos diversos serviços colocados à disposição do cidadão.

 

Leia Também

Últimas Notícias

Ver Últimas Notícias