Envie seu vídeo(11) 97569-1373
quarta 30 de setembro de 2020

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 28 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 30/09/2020
SOUZA ARAUJO
Pmmc Sarampo
CENTRO MÉDICO CLUBE DS - TOPO
ÚNICCO POÁ

Situação do lixo regional

16 OUT 2015 - 08h00

Desde a desativação do aterro sanitário da Pajoan, em Itaquá, a região luta para resolver o problema da destinação final do lixo. O empreendimento era um dos destinos do lixo recolhido nas cidades do Alto Tietê. Foi inaugurado em 1988 e desativado em abril de 2011, após uma explosão. De lá para cá, a situação ainda não se resolveu. Cidades da região criaram alternativas na tentativa de evitar uma situação caótica.

Na edição de ontem, o DS trouxe reportagem mostrando que os prefeitos do Alto Tietê se uniram para discutir e encontrar melhores alternativas para a coleta e destinação do lixo nas cidades.

O assunto foi debatido ontem durante reunião do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), que contou com a presença da secretária estadual do Meio Ambiente, Patrícia Faga Iglesias Lemos.

A situação ainda é indefinida. Será preciso novas reuniões, novas propostas e projetos para tentar resolver a situação. A secretária informou que o Estado vem estudando medidas para separar o lixo. Esta responsabilidade é dos municípios, assim como a destinação final. Além disso, a secretária afirmou que estuda responsabilizar os fabricantes pelo descarte final de seu lixo.

O Condemat reconhece a importância da questão e defende a coleta seletiva e de outros meios de destinação dos materiais descartados pela população. É preciso reciclar mais. Em Mogi, por exemplo, apenas 5% do lixo é reutilizado e reciclado, o que já é um número alto em comparação a outros municípios.

Na ocasião, a secretária ressaltou a importância de medidas para reduzir o lixo produzido e informou que pasta estadual está trabalhando na questão.

Reciclar o lixo pode ser uma importante alternativa. Significa transformar objetos materiais usados em novos produtos para o consumo. Esta necessidade foi despertada pelos seres humanos, a partir do momento em que se verificou os benefícios que este procedimento traz para o planeta Terra.

A discussão sobre o assunto vai ser manter e garantir uma solução para o problema será, sem dúvida, um grande desafio.

Leia Também

Últimas Notícias

Ver Últimas Notícias