sábado 20 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 20/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Editorial

Só remoto

27 abril 2021 - 05h00
O DS trouxe, na edição de domingo, reportagem mostrando que os órgãos públicos estaduais e federais decidiram fechar as portas para atender apenas no home office provisoriamente.
A pandemia, sem dúvida, vem prejudicando os serviços públicos porque nem todo cidadão consegue acessar a internet.
De qualquer forma, o isolamento social necessário para evitar o contágio fez com que esses órgãos buscassem aprimoramento para atender a todos os que precisam dos serviços públicos.
O jornal mostrou, por exemplo, a situação do antigo posto do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) de Suzano. 
Por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), os atendimentos são feitos apenas pela internet. A agência está localizada na Rua Monsenhor Nuno, no Centro do Município, e está fechada para atendimentos presenciais. 
Segundo o Ministério da Economia, as orientações para seguro-desemprego, abono salarial, carteira de trabalho e orientação trabalhista são realizadas de forma remota, através do e-mail sd.guarulhos@mte.gov.br.
O jornal também procurou outros postos públicos.
As agências da Companhia de Saneamento Básico de São Paulo (Sabesp) de Suzano, por exemplo, estão fechadas para atendimentos presenciais. 
A medida visa evitar aglomeração durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e está em vigor desde o dia 23 de março. 
A companhia possui unidade de atendimento no Poupatempo de Suzano e Itaquaquecetuba. 
O órgão afirma que reforçou os serviços pela Central de Atendimento telefônico, que é gratuito e funciona por 24 horas. 
Os números são o 0800 055 0195 (Interior e Litoral) e o 0800 011 9911 (Grande São Paulo). A Sabesp também incentiva o uso das plataformas virtuais, por meio da Agência Virtual (no site da companhia) e pelo aplicativo Sabesp Mobile, disponíveis nas plataformas iOS e Android. 
A companhia atende 9 municípios do Alto Tietê: Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Poá, Salesópolis, Santa Isabel e Suzano. 
Aproximadamente, 1,15 milhão de pessoas são atendidas pelo órgão. Além de Suzano, a Sabesp possui oito agências no Alto Tietê. 
Os órgãos públicos vão continuar, segundo o jornal apurou, com trabalhos remotos, até por conta dos casos de Covid, que ainda são grandes desafios e preocupam o mundo.
Os serviços devem ser procurados pela internet. Mas, o importante é garantir o atendimento ao cidadão.