Envie seu vídeo(11) 97569-1373
domingo 20 de setembro de 2020

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 28 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 20/09/2020
CENTRO MÉDICO CLUBE DS - TOPO
PMMC COVID LAR
PMMC COVID SAÚDE

Sustentabilidade

02 MAR 2016 - 08h00

Especialistas garantem que as cidades sustentáveis são aquelas que adotam uma série de práticas eficientes voltadas para a melhoria da qualidade de vida da população, desenvolvimento econômico e preservação do meio ambiente.

O assunto foi discutido nesta semana, em Suzano, com a possibilidade de se criar o Movimento Alto Tietê Sustentável.

Geralmente são cidades muito bem planejadas e administradas. Atualmente existem várias cidades no Brasil e no mundo que já adotam práticas sustentáveis. Embora não podemos encontrar uma cidade que seja 100% sustentável, várias delas já praticam ações sustentáveis em diversas áreas.

As principais práticas adotadas pelas cidades sustentáveis são de ações efetivas voltadas para a diminuição da emissão de gases do efeito estufa, visando o combate ao aquecimento global. Medidas que visam a manutenção dos bens naturais comuns e planejamento e qualidade nos serviços de transporte público, principalmente utilizando fontes de energia limpa.

Nesta semana a Agência de Desenvolvimento Regional do Alto Tietê (Adrat) lançou, em Suzano, o Movimento Alto Tietê Sustentável.

O grupo realizou, nos últimos anos, diversas audiências públicas, reuniões com o setor privado e fóruns. Entre as metas está a erradicação da pobreza e da fome, a qualidade de vida, educação de qualidade, igualdade de gênero, água limpa e saneamento, energias renováveis, redução das igualdades. Ao todos serão 17 metas debatidas ao longo de oito meses. Durante o processo serão apresentadas informações por meio de especialistas. Em seguida serão desenvolvidas as ideias que serão finalizadas em um plano de ação.

A grande concentração da população mundial nas cidades e o crescente impacto ao meio ambiente, vem despertando cada vez mais, a consciência das empresas e dos governos a estabelecerem medidas sustentáveis que resultam em melhor qualidade de vida para seus habitantes.

As cidades sustentáveis tomam medidas para evitar utilização inadequada dos imóveis urbanos, o gerenciamento do solo, a edificação ou o uso excessivo ou inadequado em relação à infraestrutura urbana, a instalação de empreendimentos ou atividades que possam funcionar como pólos geradores de tráfego, a deterioração das áreas urbanizadas; a poluição e a degradação ambiental. Por isso, a importância de se discutir o tema.

Leia Também

Últimas Notícias

Ver Últimas Notícias