Envie seu vídeo(11) 97569-1373
sexta 18 de setembro de 2020

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 28 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 17/09/2020
PMMC COVID LAR
CENTRO MÉDICO CLUBE DS - TOPO
PMMC COVID SAÚDE

Tecnologia eleitoral

29 SET 2015 - 08h00

O Brasil tem dado grande exemplo de tecnologia no processo eleitoral. No ano que vem, mais uma vez, a tecnologia terá destaque. O programa de identificação biométrica já recadastrou cerca de 14 milhões de eleitores nos últimos dois anos, que se juntarão a outros 7 milhões já recadastrados, o que totalizará a média de 22 milhões de eleitores identificados pelas digitais. A inovação tem papel de destaque desde as votações de 1986, quando o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) iniciou o processo de informatização das eleições.

Em Suzano, o processo também chegou. Vai agilizar, de forma direta, o processo eleitoral e garantir mais facilidade aos eleitores.

O cadastramento biométrico é o processo de atualização dos dados constantes do cadastro eleitoral, com o objetivo de implantar a identificação de cada eleitor por meio da impressão digital, fotografia e, desde que viabilizado, assinatura digitalizada.

A Justiça Eleitoral adotou a biometria para garantir ainda mais segurança ao processo eleitoral. A implantação no País vem sendo gradual, já que é necessário convocar todo o eleitorado para a revisão biométrica.

O município que tiver todo o seu eleitorado cadastrado biometricamente estará apto a utilizar urna equipada com identificação biométrica. A liberação é feita na mesa receptora de votos por meio de equipamento próprio (microterminal) antes de o eleitor entrar na cabine de votação.

O cadastramento biométrico pode ser feito em todo o Estado de São Paulo, porém ainda sem obrigatoriedade. O atendimento nos cartórios eleitorais é realizado exclusivamente por agendamento. O objetivo é evitar filas e demora no atendimento.

O cadastramento biométrico é feito com utilização do chamado "Kit Bio", composto de dispositivo de captura de fotos, scanner para captura de digitais, maleta de transporte e cenário (mini-estúdio fotográfico com assento).

O processo eleitoral, tendo como aliado a tecnologia, só vem garantir mais importância às eleições e estabelecer de vez a democracia onde todos têm direito ao voto.

As expectativas, de cada vez modernizar o processo eleitoral, garantem também importância maior aos eleitores, que têm a função de decidir os rumos do País.

Leia Também

Últimas Notícias

Ver Últimas Notícias