sexta 19 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 19/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Editorial

Terminal de Palmeiras

19 outubro 2021 - 05h00

O DS publicou, no último final de semana, reportagem mostrando que o projeto que vai detalhar a construção do Terminal de Palmeiras, em Suzano, deverá ficar pronto ainda neste mês. 
Uma notícia importante para os moradores do Distrito de Palmeiras, que serão beneficiados com um equipamento de transporte público importante.
A expectativa é de que o terminal de Palmeiras deva proporcionar conforto para o usuário e organização da circulação de veículos e pedestres no entorno. 
Há expectativa também de que a transferência do terminal de ônibus impulsionará o desenvolvimento de toda a região de Palmeiras. Deve atrair comerciantes para a área que antes tinha poucos interessados em investir. 
Em Suzano, de acordo com a Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana, o levantamento topográfico do possível local já foi realizado e a previsão é de que as intervenções no local sejam iniciadas no início de 2022.
Na quarta-feira (13), a pasta detalhou ao DS que o projeto está sendo executado em conjunto com a concessionária Radial Transporte, e deverá ganhar definições até o final de outubro, contendo todas as características da estrutura e do serviço, como a possibilidade de contar com lojas de conveniência, hall de entrada e banheiros. Como ainda está em estudo, mais detalhes ainda não podem ser anunciados.
Segundo a Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana, também estará detalhado no projeto a definição da área onde será abrigado o terminal e o investimento previsto para construção de toda a estrutura e o cronograma para execução da obra.
Além da construção, o projeto é um sonho antigo de moradores do Distrito de Palmeiras, que veem na conclusão da obra a possibilidade de ampliação de comércios no entorno e aumento na geração de empregos, sobretudo para o período pós-pandemia e recuperação econômica.
Em junho deste ano, a Prefeitura se reuniu com técnicos da Radial Transportes para discutir o projeto. Na época, a expectativa era realizar nos próximos passos o levantamento topográfico em conjunto com arquitetos da empresa, que é responsável pelo transporte público na cidade.
O serviço de transporte público coletivo de passageiros responde pela maior parte dos deslocamentos realizados nas cidades brasileiras. 
Por isso, os órgãos gestores desses serviços encontram dificuldades em regulamentar critérios e normas que possibilitem um equilíbrio entre os interesses do órgão gestor, empresas operadoras e usuários, o que implica, dentre outros impactos a perda da qualidade do serviço prestado e um consequente processo de migração de usuários do transporte coletivo para o individual.
É importante que o Terminal de Palmeiras seja construído com objetivo de beneficiar a população de Suzano.