terça 23 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 23/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Editorial

Título do turismo

10 agosto 2018 - 23h59
Suzano ainda persegue o título de “Município de Interesse Turístico”. A classificação vai trazer muitas vantagens. Garante ao município a possibilidade de recursos da Secretaria de Turismo do Estado, abre a possibilidade de ajuda para preservação de seus patrimônios.
A cidade, que conta com uma gama de prédios históricos e culturais, tem chance de conseguir a classificação. Mas terá de percorrer um caminho longo ainda.
Na reportagem que o DS publicou na edição de ontem, mostrou que a administração municipal entregou à Assembleia Legislativa (Alesp) toda a documentação para provar que tem potencial turístico.
De acordo com a Diretoria de Turismo, setor vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego, a demora na análise dos documentos pode indicar um bom sinal, pois os municípios que não atendem aos requisitos da comissão analisadora têm a documentação devolvida, o que não aconteceu com Suzano.
O problema ainda são as imensas obras de manutenção que a cidade ainda precisa. O esforço da atual administração é grande com obras de recuperação de vias, estradas e reforço na iluminação pública. 
A conclusão e entrega da Arena Multiuso do Parque Max Feffer foi, sem dúvida, um ponto positivo.
Abre a possibilidade para que a cidade possa reforçar sua pontuação com objetivo de se tornar uma cidade de interesse turístico.
De acordo com a Prefeitura, todos os documentos necessários já foram entregues e estão em análise por uma comissão. 
Adequações na documentação foram apontadas e as providências já foram tomadas. Agora o município aguarda o parecer final desta comissão. Como houve o recesso de julho, é possível que o trâmite tenha ficado parado nesse período", argumenta a diretoria. 
A Prefeitura tenta convencer os “analistas” que o município disponibiliza toda a infraestrutura para receber turistas, como hospedagem, pousadas, restaurantes, comércio, etc. 
A verba que Suzano pode receber em razão desta certificação poderá ser utilizada apenas por meio de projetos aprovados tanto pelo Conselho Municipal de Turismo (Comtur) quanto pela Câmara de Vereadores. 
Em abril deste ano, a Alesp aprovou o projeto de lei que classificou 46 cidades do Estado como MITs; nenhuma dessas cidades era do Alto Tietê. 
É importante aguardar para que a cidade possa ter, nos próximos dias, uma resposta sobre o esforço que vem realizando na tentativa de conseguir essa importante conquista.