Envie seu vídeo(11) 97569-1373
terça 01 de dezembro de 2020

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 28 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 30/11/2020
Sec de Governo - Educação Kit de Atividades - Dezembro

Transporte metropolitano

18 SET 2015 - 08h00

O secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, recebeu ontem prefeitos das cidades da região para tratar do transporte metropolitano. Sem grandes novidades, ele reafirmou o compromisso do governo estadual de manter a construção das estações de trem da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

Uma boa notícia é que a estação de Suzano está com 90% concluída. Apesar do atraso da obra, os serviços devem finalmente ser concluídos até o final do ano.

O transporte ferroviário tem sido um dos mais elogiado pelos passageiros por conta da sua praticidade. Mas, os problemas ainda são grandes.

Quem pega este meio de transporte todos os dias sabe da superlotação, das dificuldades para as mulheres, vítimas de assédio, e ainda falhas na circulação dos trens.

Em todo o Estado, equacionar o problema do transporte nas grandes metrópoles mundiais sempre foi um desafio para governantes e técnicos do setor.

A crescente expansão das atividades industriais, a ocupação desordenada do espaço territorial e o aumento da população que busca empregos e novas perspectivas, aliado à falta de um planejamento ordenado de crescimento, provocam desequilíbrios na rotina diária de milhares de pessoas. O Brasil experimenta atualmente os resultados da opção que fez, nos anos 50, pelo transporte rodoviário em detrimento do transporte ferroviário, afirmam alguns especialistas. A instalação de um parque industrial automobilístico, principalmente na região de São Paulo, alavancou esse processo e marcou um momento de desenvolvimento e modernidade no País.

Considerado o estado mais rico e mais produtivo do Brasil, São Paulo ilustra bem o quadro de conflitos no setor de transporte. Porém, são evidentes os esforços realizados no sentido de amenizar o cenário caótico em que se encontra.

Por todos esses problemas e fatores é importante que os investimentos nos trens da CPTM, nas cidades da região, sejam efetivos para beneficiar os milhares de passageiros que utilizam este meio de transporte todos os dias.

Leia Também

Últimas Notícias

Ver Últimas Notícias