quinta 18 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 18/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
EDITORIAL

Vagas de emprego

20 abril 2018 - 23h59
O desafio de gerar mais empregos passa por praticamente todas as administrações, seja estadual, municipal ou federal.
Do ano passado para cá, houve recuperação na economia garantindo maior número de postos de trabalho abertos. (O DS traz os dados do Alto Tietê na edição de hoje). 
Apesar disso, a situação nas cidades do Alto Tietê, por exemplo, ainda prossegue sob perspectiva da esperança da geração de mais postos de trabalho.
Um levantamento importante, divulgado ontem pelo Ministério do Trabalho, mostrou que o Brasil abriu 56.151 vagas de emprego formal em março, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). 
Os números mostram que este foi o terceiro mês de aumento consecutivo no número de vagas com carteira assinada. Para meses de março, este é o melhor resultado desde 2013, quando foram geradas 112.450 vagas.
Gerar emprego é hoje um desafio mundial. Mesmo nas nações consideradas desenvolvidas e com economia sólida, a grande preocupação é quanto à criação de postos de trabalho para absorver a mão-de-obra que já está no mercado e que pode ser dispensada por uma provável redução nos níveis de crescimento e também quanto aos jovens que começam a procurar emprego.
Nas cidades do Estado, a situação não é diversa e por isso o governo do Estado tem tratado a questão como prioridade na busca de uma melhoria na qualidade de vida do cidadão. Programas como o Banco do Povo Paulista, os de Qualificação e Requalificação de mão-de-obra, o Jovem-Cidadão: Meu Primeiro Trabalho têm apresentado resultados importantes.
Mas, ainda não conseguem atingir a demanda que necessita de emprego.
Nos dados de ontem, divulgados pelo Ministério do Trabalho, o saldo positivo decorre de 1,340 milhão admissões e 1,284 milhão demissões. O resultado ficou dentro do intervalo das estimativas de analistas do mercado financeiro, que esperavam de fechamento de 34.961 vagas a abertura de 73.500 vagas, com mediana positiva em 41.495 vagas.
Apesar de positivo, o desempenho do mês passado foi inferior às contratações líquidas registradas em fevereiro (65.058 vagas) e janeiro (82.855 vagas), já considerando o ajuste nos resultados desses meses. Em março de 2017, houve um fechamento de 57.594 postos de trabalho.
O desafio de gerar mais empregos prossegue. O pequeno aquecimento na economia traz esperanças que uma retomada maior na geração de emprego.